SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

terça-feira, 10 de abril de 2012

A POLÊMICA DO AQUÁRIO DO CEARÁ

" Consulta popular "

 
" Não é usual na administração pública o uso de consulta popular, mesmo quando o assunto interessa absolutamente à população. O caso do Acquario do Ceará, por exemplo, deve merecer do Governo do Estado uma atenção especial, considerando não apenas os altos custos do empreendimento em si mas também o quanto vai onerar o Estado indefinidamente.
Não se trata, convém frisar, de se fazer um aquário não. Há gastos antes, durante e depois, considerando material, pessoal e os seus habitantes, sempre renováveis, substituídos. Vale dizer que será exigida uma atenção especial de quem vai responder pelo aquário – uma formação específica, impondo ao Estado pesados gastos neste sentido.
Pelo que se sabe pela imprensa o terreno já foi definido e está sendo cuidado para a construção do Acquario.
Quem passa pela Praia de Iracema percebe a presença de máquinas e de operários destinados a essa obra, embora o Governo do Estado diga que nada que ali acontece é importante. Por favor, me poupem.
Volto a insistir: a população tem o direito de ser não só informada como consultada. E não venham me dizer que deputados e vereadores sabem de tudo e que eles, sim, são a opinião pública. Todos foram eleitos com os nossos votos, sim, mas não lhes foi dada carta de alforria para falar, agir e decidir por nós – em qualquer assunto. Há limite na representação popular. E, pelo visto, isto não está sendo considerado.
O governante não tem o dever restrito ao elaborar planos, executar, mas também o de informar o andamento do que faz à população, como é o caso do Acquario do Ceará.
O terreno existe, material está sendo ali colocado e nada nos é dito sobre o que está sendo feito. Governar, no meu entender, é um tríplice compromisso: planejar, executar e informar à população sobre seu trabalho. Para isso, também as páginas dos jornais são espaços preciosos."


Adísia Sá
adisiasa@gmail.com

Jornalista


FONTE: JORNAL O POVO
 http://www.opovo.com.br/app/opovo/opiniao/2012/04/10/noticiasjornalopiniao,2817796/consulta-popular.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário