SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

quinta-feira, 5 de abril de 2012

SOBRAL EM DESTAQUE

" Clientes de café no Ceará usam 'óculos comunitários' para ler jornais "

" Dono do Café Jaibaras fixa recortes de jornais em um mural.
Estabelecimento fica no Becco do Cotovelo, rua comercial de Sobral."

Elias Bruno Do G1 CE
Café jaibaras (Foto: Elias Bruno/G1) 
Óculos ficam presos a uma corrente no mural de jornais do café, no centro de Sobral. 
 (Foto: Elias Bruno/G1)
 
" Moradores da cidade de Sobral, no Norte do Ceará, podem fazer mais do que compras quando vão à rua comercial mais famosa da cidade, o Becco do Cotovelo. No Café Jaibaras, um par de óculos ''comunitário” garante a leitura de jornais aos clientes que esqueceram as lentes ou têm dificuldade em enxergar os textos dos recortes, expostos pelo dono em mural do estabelecimento. A seleção das notícias que vão para o mural segue a preferência dos leitores. “Recorto notícias interessantes, como a do aeroporto em Sobral, mas as matérias policiais ou esportivas são as mais lidas”, afirma o proprietário do café, Expedito Vasconcelos, ex-farmacêutico de 65 anos.

O comerciante Francisco Linhares Pontes, 60 anos, conhecido como “Chico Joia” diz frequentar o Café Jaibaras duas vezes por dia. “Vou lá para saber de todos os fatos que estão acontecendo na cidade e no mundo”, afirma. Na visita da manhã, o comerciante lê os jornais do mural e conta que já teve de usar os óculos comunitários “Para quem está com problema na vista, os óculos são um ótimo quebra-galho”, diz. Quando vai ao ponto de encontro à tarde, Chico Joia toma um cafezinho e discute assuntos variados, principalmente sobre política. “É de muita a importância a existência desse espaço em nosso município”, diz.
 

Café jaibaras (Foto: Elias Bruno/G1) 
Dono do café, Expedito Vasconcelos recebeu
título informal de ''prefeito do Becco''
(Foto: Elias Bruno/G1)
 
“Um médico já veio verificar os óculos e disse que não há problema com o grau das lentes. Todo mundo pode usar”, diz Vasconcelos, conhecido como “prefeito” do Becco. “Estou aqui há 32 anos e, como radialista e colunista, trabalho servindo à população. Tenho essa sede de informação e quero levar isso para todos”, afirma.
O ''prefeito do Becco'' começou a ser chamado assim desde a criação da Associação dos Amigos do Becco, há cerca de 15 anos. O café guarda também outras peculiaridades como o boneco de gesso “Zé Bocão”, que leva culpa por todas as fofocas comentadas pelos moradores. “Todos os boatos e rumores inventados pelas pessoas são atribuídos ao 'Zé Bocão', já que ele não tem como se defender”, diz Vasconcelos.
Para livrar um pouco a fama do boneco, o ''prefeito'' inventou outro objeto curioso: uma placa com os dizeres 'Conheça o maior fofoqueiro do beco', mas, ao retirar a placa, a pessoa se vê em um espelho. “Na primeira vez em que uma pessoa passa por isso, é uma risada só”, afirma.

Café jaibaras (Foto: Elias Bruno/G1) 
Placa indica em o nome do corredor
comercial em inglês (Foto: Elias Bruno/G1)
 
 
Na parede do Café Jaibaras está a placa que se aproveita da fama de “americanizada” que a cidade tem e traduz o nome do corredor para 'Elbow Street'. “Da primeira vez, hesitei em colocar a placa para não lembrarmos ainda mais os Estados Unidos, mas depois, decidi seguir a linha democrática do local. Aqui pode tudo', afirma.
Outro investimento do Café é a venda de livros assinados por sobralenses e que contam a história da cidade. Ainda de acordo com Vasconcelos, o Becco do Cotovelo existe oficialmente desde 1842, após a criação de uma lei municipal.

Precaução

O oftalmologista Davi Lucena alerta que os "óculos comunitários" podem causar um desconforto momentâneo de acordo a diferença do grau de quem utiliza. "Não há nenhum prejuízo irreversível. Esses óculos podem ser mais usados por aqueles clientes com a 'visão cansada'. Neles, a leitura realmente pode melhorar", explica. De acordo com o médico, a 'visão cansada'  surge após os 40 anos de idade e é comum em pessoas que nunca precisaram usar óculos.

Apesar de não causar sérios problemas, o oftalmologista afirma que os "óculos comunitários" podem ser transmissores de infecção. "A pessoa pode usar os óculos, estar com um vírus e não desenvolver a doença porque tem resistência. Se outra pessoa usar os mesmos óculos com uma baixa resistência pode ficar doente. O mais comum é a conjuntivite", diz.
O médico orienta que, sempre forem utilizados, os óculos, tanto lentes quanto armações, sejam limpos com álcool para evitar a transmissão de infecções. "Quem precisou usar os 'óculos comunitários', também não pode deixar de ir a um médico oftalmologista para realizar exames mais detalhados dos olhos", lembra."


 

FONTE: PORTAL DE NOTÍCIAS G 1  - GLOBO  - CEARÁ
http://g1.globo.com/ceara/noticia/2012/01/clientes-de-cafe-no-ceara-usam-oculos-comunitarios-para-ler-jornais.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário