SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

quarta-feira, 16 de maio de 2012

" PAPA FALA AOS PEREGRINOS DA COMUNIDADE CATÓLICA SHALOM "




 FOTOS: SHALOM - DIVULGAÇÃO


 
" Papa fala aos peregrinos da Comunidade Católica Shalom "

" Em sua aparição semanal Bento XVI fez disse que acompanha a Comunidade com orações e bênção "

" Histórico. "

" Na manhã desta quarta-feira, dia 16, o Papa Bento XVI dirigiu uma palavra à Comunidade Católica Shalom,  por ocasião de seu Reconhecimento Pontifício. Cerca de mil membros da Associação estiveram em Roma para participar da Convenção Shalom 30 anos, desde o último dia 9.
Como parte das atividades foi realizado o Congresso Internacional que contou com a presença dos cardeais Dom Cláudio Hummes, Odilo Scherer, Paul Cordes, Fisichela, Rylko, entre outras eminências  ligados diretamente ao Governo Geral da Igreja Católica. Em parceria com  Prefeitura de Roma e o Vicariato local também foi promovido a edição italiana do Halleluya, evento que no Brasil é o maior na categoria de artes integradas.
Durante o Congresso Internacional foi entregue ao Fundador e Moderador Geral da Comunidade, Moysés Azevedo, o decreto pontifício que selou a entrega dos Estatutos definitivos da Associação, sendo esta agora, oficialmente, ligada diretamente à Sé Romana.
Audiência
O clima era de festa e expectativa. Vindos de vários países e de diversas cidades do Brasil onde a Comunidade Shalom possui missão, os peregrinos  se aglomeraram na Praça de São Pedro à espera da aparição semanal de Bento XVI.
Cantos, cartazes e gritos de “Viva o Papa!” ressoaram e deram o tom da brasilidade na cidade sede da cristandade.
Em italiano, dirigiu-se diretamente aos peregrinos da Comunidade, que nasceu em Fortaleza. O Papa disse esperar que a aprovação de seus estatutos seja um encorajamento para que prossigam com entusiasmo no testemunho evangélico. E garantiu que acompanha a Comunidade com orações e bênçãos, para que seus membros continuem sendo alegres instrumentos de amor e misericórdia de Deus. 
A audiência foi o ponto máximo da Convenção Shalom 30 anos. A Associação possui estreita relação com o sucessor de Pedro. Foi do encontro do então jovem Moysés Azevedo, em 9 de julho de 1980, com o papa João Paulo II que este ofereceu sua vida pela evangelização dos jovens. Trinta anos depois, Moysés volta “aos pés de Pedro”, como costuma designar o Papa, mas não só, acompanhado de uma multidão que renova o desejo de se colocarem à disposição do anúncio do Evangelho até os confins da terra.
Mais sobre a Convenção:
Um Congresso Internacional e a edição italiana do evento Halleluya marcaram a entrega dos Estatutos e o aniversário de 30 anos da Associação.
No último dia 11, a Associação Internacional Privada de Fieis Comunidade Católica Shalom recebe do Pontifício Conselho para os Leigos - PLC os seus Estatutos definitivos. A entrega do documento coincide com os 30 anos de fundação e para marcar a data foi organizada a Convenção Shalom 30 anos que acontece em Roma dos dias 9 a 16 deste mês.
Na Convenção acontece  o Congresso Internacional Shalom e a edição italiana do Halleluya, festival que no Brasil é o maior na categoria de artes integradas. Momentos de evangelização nas ruas e Adoração ao Santíssimo Sacramento pela juventude também estão sendo realizadas.
Fé e beleza cristã
Na homilia da missa de apresentação dos Estatutos definitivos, Cardeal Rylko, presidente do PLC, falou que a Comunidade Católica Shalom vive um dia especial. “Depois de um atento processo de discernimento, a Igreja, através do Pontifício Conselho para os Leigos, concedeu a ela o selo precioso do reconhecimento Pontifício de comunidade internacional de fieis, aprovando os seus estatutos definitivos”, declarou.
Quantas iniciativas de evangelização para os jovens, crianças. Nascem as creches, casas de recuperação de dependentes químicos, asilos, mas, sobretudo, quantas vidas transformadas, graças ao carisma da Comunidade, pela alegria da fé e a beleza de ser cristã”, disse o cardeal aos presentes na Basílica de  São João de Latrão.

Resposta evangelizadora
Já o Cardeal Hummes ressaltou a importância da Comunidade Shalom ir à Igreja-mãe para celebrar seus 30 anos, fazendo-o lembrar de São Francisco (ano 1200), que foi com seus 12 seguidores pedir a aprovação de sua vivência comunitária ao Papa Inocêncio III, que aprovou pela inspiração de Deus, que o revelara a importância daquele novo movimento que renovaria a forma de viver o Evangelho.
Da mesma forma a Igreja acolhe a Comunidade Católica Shalom, assim como acolhe as Novas Comunidades e novos movimentos que colaboram para a renovação da Igreja. “São a resposta evangelizadora para o mundo de hoje”, disse, lembrando palavras do Beato João Paulo II. Foi Dom que Cláudio que deu a aprovação em nível diocesana da Comunidade que nasceu em Fortaleza na páscoa de 1998.
O pregador da Casa Pontifícia, Raniero Cantalamessa em sua intervenção falou sobre o evento Pentecostes e seus efeitos. “A descida do Espírito Santo movimenta a vida divina dentro de nós; é como um tsunami, mas não destrutivo, e sim, criativo. Ele nos leva a tirar o coração de pedra e colocar em nós um coração de carne. Ele renova a nossa força. Eleva o amor humano. Esta experiência nos apresenta  à boa notícia: Deus nos ama”, destacou.
Memória e missão
Na Fala de Moysés Azevedo, Fundador e Moderador Geral da Associação, recordou o encontro dele com o então papa João Paulo II em 9 de julho de 1980, quando na ocasião do X Congresso Eucarístico foi escolhido pelo cardeal Lorscheider para oferecer um presente ao pontífice em nome dos jovens. “Ali, aos pés de Cristo e aos pés do sucessor de Pedro, recebi uma graça que não poderia prever, e que ainda hoje é muito maior que nós. Daquele encontro surge uma graça, que, exatos dois anos depois, no 9 de julho de 1982, nasceria a Comunidade Católica Shalom”,contou.
O arcebispo de Fortaleza Dom José Antonio enviou uma mensagem gravada em vídeo que foi transmitida aos congressistas. “ É um momento de igreja para nós, para a Comunidade e para o mundo que acolhe e recebe este dom de Deus em um momento da história que se faz tão necessário a evangelização da juventude e da família”, disse Dom José. Ainda segundo o arcebispo metropolitano, os frutos de conversão e “multiplicação da missão” testificam a ação do Espírito Santo na Comunidade e assim torna a Igreja viva e jovem.
Também participaram  do congresso internacional e presidindo Celebrações o Mons. Josef Clémens, Secretário do Pontifício Conselho para os Leigos; Cardeal D. João Aviz, Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica; Cardeal D. Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo; Cardeal Paul Cordes, Presidente emérito do Pontifício Conselho Cor Unum; Prof. Guzmán Carriquiry, Secretário da Pontifícia Comissão para América Latina; Pe. François-Marie Léthel, Secretário Prelado da Pontifícia Academia de Teologia; Dr. Marcello Bedeschi, Presidente da Fundação João Paulo para a juventude.
Halleluya prepara jovens de Roma para a JMJRIO2013
O evento aconteceu na Praça Farnese e movimentou jovens de Roma e de outros países para a Jornada Mundial da Juventude.
Com o objetivo de aquecer os motores da juventude de Roma para a Jornada Mundial da Juventude, a Comunidade Católica Shalom realizou em parceria com a Prefeitura de Roma e o Vicariato local a edição italiana do Halleluya, evento que no Brasil é o maior na categoria de artes integradas. Em 2011, reuniu cerca de 970 mil pessoas em cinco noites de atividades.
Artistas da Comunidade deram o tom da festa na Cidade eterna. A variedade de ritmos contou com a swingueira da Banda Alto Louvor de Salvador, o Pop de Suely Façanha, o Soul Pop do mineiro Davidson Silva e a batida eletrizante da Banda Missionário Shalom. O evento aconteceu na Praça de Farnese, umas das mais movimentadas da capital italiana.
Enquanto as atrações passavam pelo palco, sacerdotes atendiam às confissões, membros da Comunidade evangelizavam nas ruas e outros intercediam diante do Santíssimo Sacramento pela juventude e pela Jornada Mundial da Juventude que acontecerá em julho de 2013 na cidade do Rio de Janeiro.
O evento é uma ponte entre Roma e o Rio de Janeiro. “Essa ponte servirá para reforçar a ligação entre as duas cidades, um modo de retribuir com gratidão as muitas graças vindas desta cidade, centro e coração do cristianismo”, disse Moysés Azevedo, Fundador e Moderador Geral da Comunidade Shalom, promotora do evento.
Padre  Maurizio Mirilli, responsável pelo Setor Juventude local definiu o Halleluya como um evento de arte e missão. “Além dos shows no palco, há também um tempo de Adoração ao Santíssimo Sacramento em profundo silêncio. Foi um momento de oração acompanhado de alegria,  testemunho e anúncio”, descreveu.
Também foram apresentados esquetes de teatro e grupos de música italiana e húngara passaram pelo palco do Halleluya - Itália
O evento também marcou a realização da Convenção Shalom 30 anos e o recebimento dos Estatutos definitivos da Comunidade Shalom, do Pontifício Conselho para os Leigos.
No Brasil
No Brasil o Festival Halleluya acontecerá de 18 a 22 de julho no Condomínio Espiritual Uirapuru –CEU. Para esta edição está programado o Festival de música, teatro e dança, para descobrir novos talentos, campeonato de esportes radicais e a parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia  do Ceará – Hemoce que coleta doações de sangue. No Palco do evento, mais de trinta atrações se reversaram em cinco noites de shows."

FONTE:
Comunidade Católica Shalom
Assessoria de Imprensa
Vanderlúcio SouzaTel.:(85) 3308.7451 / 8172.3283 


Nenhum comentário:

Postar um comentário