SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

terça-feira, 15 de maio de 2012

SHALOM DO CEARÁ PARA O MUNDO










Shalom, do Ceará para o mundo
                                      Comunidade Católica que nasceu em Fortaleza recebe reconhecimento pontifício do Vaticano, em Roma.
A Comunidade Católica Shalom nasceu em 9 de julho de 1982 em Fortaleza. Na ocasião, o jovem Moysés Azevedo nem imaginava o alcance que teria a inauguração de uma lanchonete, inspiração divina segundo ele para chegar aos jovens mais distantes da Igreja. Trinta anos depois, a instituição se tornou uma Associação Internacional Privada de Fieis , presente em 17 países e em 50 cidades brasileiras.
Somente em Fortaleza, a Comunidade conta com a participação de uma média de três mil membros consagrados, oito mil participantes de grupos de oração e uma quantidade incontável de pessoas atingidas pelos meios de comunicação da instituição e pelos eventos realizados ao longo de todo ano, uma marca da instituição que chegou a reunir em 2011, 980 mil pessoas em Cinco noites de atividades  no Festival Halleluya. A Associação ainda desenvolve trabalho na recuperação de adictos do álcool e drogas, ressocialização de menores em situação de vulnerabilidade e vista a enfermos e presidiários.
Para marcar a data de  fundação que coincidiu com  entrega definitiva dos Estatutos da Instituição pelo Vaticano foi realizado a Convenção Shalom 30 anos em Roma, contando com a realização de um Congresso Internacional e a edição italiana do Halleluya, evento que no Brasil é o maior na categoria de artes integradas.  Cerca de mil pessoas participaram das atividades na Cidade Eterna de 9 a 16 de maio.
Palestrantes internacionais e ligados diretamente à Sé Romana participaram das atividades como Mons. Josef Clémens, Secretário do Pontifício Conselho para os Leigos; Cardeal D. João Aviz, Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica; Cardeal D. Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo; Cardeal Paul Cordes, Presidente emérito do Pontifício Conselho Cor’unum; Prof. Guzmán Carriquiry, Secretário da Pontifícia Comissão para América Latina;
Moysés se diz “inocente” quanto ao crescimento da Comunidade. “Não planejamos nada”, declarou. Tudo foi acontecendo, segundo o fundador , nos desígnios da providência divina.
 Representando a Arquidiocese de Fortaleza viajou o Pe. Rafhael Maciel. Dom José Antonio, arcebispo metropolitano, enviou uma mensagem gravada em vídeo aos congressistas. “Dentro do grande chamado de Deus para a Nova Evangelização este carisma  foi despertado e evangeliza os jovens e tantos areópagos do mundo moderno. Os frutos destes 30 anos nos faz ter um grande agradecimento a Deus”, disse Dom José entre outras palavras de gratidão e incentivo.
As atividades de comemoração não param. Em Fortaleza está programado dentro das festividades o Arraiá da Paz, Acampamento de Jovens e o Festival Halleluya 2012, que acontecerá de 18 a 22 de julho no Condomínio Espiritual Uirapuru.

Mais sobre os fundadores
Moysés Azevedo
Nascido em 04 de novembro de 1959, em Fortaleza no Ceará Brasil, Moysés Louro de Azevedo Filho, foi criado em ambiente católico, e desde muito jovem foi líder dentre  grupos de jovens de Igreja e estudantis. Estudando seu ensino médio no colégio Marista Cearense sempre teve engajamento nos grupos de jovens católicos da época, teve forte experiência com Deus a partir do contato com a Renovação Carismática Católica, cujo caminho trilhou desde então.
Em 1980, foi marcado por forte experiência com Deus quando pode oferecer à Igreja sua vida pela evangelização dos jovens, em uma visita do Santo Padre João Paulo II. Na ocasião ofereceu a pedido do arcebispo de Fortaleza Dom Aloísio, uma oferta livre em nome dos jovens da arquidiocese à Sua Santidade. Em 1982, com a bênção e presença do arcebispo Lorscheider, fundou a Lanchonete Shalom, que seria um ambiente descontraído em que se poderia evangelizar os jovens que não participam de Igreja.
Moysés é celibatário, Fundador e Moderador Geral da Comunidade Shalom e recentemente nomeado para o Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, Dicastério romano que cuida da Nova Evangelização.
Emmir Nogueira
Nascida em Fortaleza, Ceará, filha mais velha de seis irmãos, Maria Emmir residiu no Rio de Janeiro dos cincos aos vinte anos, devendo sua formação intelectual e religiosa às irmãs Lourdinas, Ursolinas e, na Universidade, aos Padres Jesuítas. Apaixonada pela língua inglesa desde criança, fez do estudo de línguas sua grande dedicação e paixão, tendo trancado a faculdade de Psicologia na PUC-RJ para dedicar-se às letras. Em 1972 mudou-se para Fortaleza e em 1973 casou-se com o Engenheiro Sérgio Cabral Nogueira. Formou-se pela Universidade Federal do Ceará em Fortaleza em 1974 e prosseguiu estudos de especialização no ensino inglês para estrangeiros, linguística e fonético, como "extended studant" da Universidade de Michigan, USA.
Tendo nascido em uma família católica e muito temente a Deus, Maria Emmir nunca se afastou da fé, tendo sido hábito seu visitar a Igrejinha do Forte de Copacabana - como era conhecida na época - após cada aula de inglês na Cultura Inglesa do Rio de Janeiro. Também era frequentadora quase diária da Capela de Santa Filomena, em Fortaleza, quando vinha de suas jornadas de estudo e trabalho.
Hoje, Emmir é Cofundadora e Formadora Geral da Comunidade Shalom. Da  linhagem de José de Alencar trouxe consigo o dom da escrita e é conhecida em várias partes do país pelos livros que tratam de temas ligados a fé e maturidade humana a serviço da evangelização. Quando diretora do IBEU-ce abriu mão do elevado cargo para se dedicar à missão junto com a família.
Mais sobre a Comunidade Shalom
Hoje a Comunidade Católica Shalom conta com 3.650 missionários distribuídos em 50 cidades no Brasil e em 25 cidades no exterior. Desenvolve trabalhos em diversas frentes. Na área da promoção da dignidade humana atua em cinco projetos que visam atender pessoas em situação de vulnerabilidade e drogadição. Em 2011 estes projetos atenderam a oito mil pessoas.

Na artes, promove grandes espetáculos que já foram levados em turnê, além do Brasil,  para a Europa e América do Norte. Em Fortaleza, promove no mês das férias o Festival Halleluya, uma integração de artes, solidariedade e esportes radicais. Em sua última edição reuniu um público estimado em 970 mil pessoas durante cinco dias de atividades.

Também atua no campo da educação, formação humana, espiritual e doutrinária. Possui trabalho específico para jovens, famílias, crianças e profissionais liberais. Promove acampamento de férias, congressos, fóruns, seminários e mantém uma estrutura de formação e acompanhamento de grupos de oração onde mantém uma casa missionária.

Na Comunicação mantém uma revista em circulação há 25 anos; um portal de notícias e formação; perfis nas principais redes sociais; um portal de comunicação interna e três emissoras de rádio sendo uma em Aracaju (SE), outra em Pacajus, a 50 km de Fortaleza e uma Fortaleza, a Shalom 690 AM e programas da Comunidade em emissoras locais."



FONTE: 
Comunidade Católica Shalom
Assessoria de Imprensa
Vanderlúcio SouzaTel.:(85) 3308.7451 / 8172.3283 

Nenhum comentário:

Postar um comentário