SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

segunda-feira, 2 de julho de 2012

CULTURA OU AQUÁRIO ???

 

" Por que Cid deve ouvir os artistas "


" Não, ainda não é uma Tahrir, e talvez nunca chegue a ser. No entanto, os sinais de revolta e indignação que tomam conta da nossa Praça do Ferreira desde a última semana surpreendem se comparados ao marasmo de seus atores nos últimos tempos. Enfim, cansaram-se os artistas de reclamar sozinhos. Com isso, criadores de diferentes linguagens decidiram aninhar-se na porta da Secretaria da Cultura do Estado e cobrar do governador Cid Gomes um reordenamento da pasta.
Refém de uma série de arranjos políticos, a Secult, em um ano e meio, viu seu titular deixar o cargo por duas vezes. Não bastasse isso, sujou sua história com um mandato relâmpago que não durou uma semana. É visível a falta de comando. Sobretudo, a falta de projeto. Todavia, os artistas organizados no Movimento Arte e Resistência não sugerem nomes para o posto de secretário. O que eles querem é definição do Governo no sentido de salvar uma secretaria que pode muito pelo Estado.

Olhar uma mobilização de artistas requer cuidado. Eles não são funcionários públicos, como os professores e os policiais, por exemplo. Não se trata de uma manifestação classista. Daí ser necessário que o governador Cid Gomes redobre atenção e aceite dialogar.

Pouco a pouco, o grito dos artistas incorpora o coro de outros setores, ganha volume, o que pode conduzir o movimento a um novo patamar. Por enquanto, o que os artistas querem é uma gestão atuante e interessada em desenvolver culturalmente o Ceará.

O problema é que o Governo não se dispõe a negociar. No silêncio de Cid Gomes, a articulação ganha força, repercute nas praças virtuais que tanto poder parecem ter hoje. É uma pena. Se o governador recebesse uma pequena comitiva dos artistas, a história poderia ser outra e melhor para todos os lados. Da parte dos artistas, o desejo é de um Ceará pujante e dinâmico, com um Governo que possa ser o motor dos principais anseios e demandas da população. Não seria esse, pois, o interesse maior de um governador de Estado?"


Magela Lima
magela@opovo.com.br Editor executivo do Núcleo de Cultura e Entretenimento do O POVO 




FONTE: JORNAL O POVO
http://www.opovo.com.br/app/opovo/opiniao/2012/07/02/noticiasjornalopiniao,2870352/por-que-cid-deve-ouvir-os-artistas.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário