SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

sexta-feira, 13 de julho de 2012

SHALOM 30 ANOS EVANGELIZANDO


 
Shalom 

" Comunidade realiza vigília em homenagem a João Paulo II "

" O evento faz parte das comemorações dos 30 anos do Shalom, que teve início em 1982 com a inauguração de uma lanchonete para aproximar os jovens da evangelização. Hoje, está presente em mais de 75 cidades do mundo"
 
 
FOTO: IGOR DE MELO
" A comemoração dos 30 anos do Shalom foi iniciada no ginásio Paulo Sarasate, com apresentação do espetáculo Encontros "
" Em comemoração aos 30 anos do Shalom, será realizada hoje a Vigília das Luzes, dedicada ao papa da juventude, João Paulo II. Segundo a organização do evento, são esperados mil jovens de várias cidades brasileiras e outros países. Hoje também será divulgada, com exclusividade, a oração oficial da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013.

Criada em 1982, a comunidade criou laços fortes com a juventude. Aos 30 anos, o Shalom se revigora com a própria história e com os depoimentos dos que dela participam. Além da vigília, os últimos e próximos dias serão de comemoração, que culminará com o festival Halleluya, nos dias 18 a 22 de julho. Hoje, um missionário do Shalom comemora uma data especial: 14 anos da experiência que ele classifica como o primeiro encontro com Deus. Tobias Cortez, 29, é missionário da comunidade e consagrou sua vida a outros jovens.

O Shalom fez um percurso diferente dentro da igreja, com a proposta de falar diretamente aos jovens como Tobias, lembrou o padre Denys Lima. Para Emmir Nogueira, co-fundadora da comunidade, “o Shalom é um meio que Deus se utiliza para que as pessoas sejam atraídas para a mensagem do evangelho. Moysés (Azevedo, fundador) ofereceu a vida para evangelizar os jovens, especialmente aqueles longe de Deus”.

São as histórias de quem participa da comunidade Shalom que contam muito do histórico e da relação que o local estabelece com as pessoas.

Ela era uma católica não-praticante, mas um convite para um evento do Shalom, quando tinha somente 13 anos, iniciou uma transformação. “Eu percebi que tinha algo diferente na forma de orar daquelas pessoas e a quantidade de jovens me chamou a atenção. Conheci uma igreja jovem, cheia de vida”, relembra Helga Jacob.

Cinco anos depois, ela decidiu se engajar na comunidade e sair em missão. “Senti um chamado para evangelizar”. Largou casa e faculdade e seguiu para o mundo para enunciar esse amor para outras pessoas, lembrou ela, que hoje é esposa e mãe e continua dedicando seu tempo às orações e à evangelização na comunidade Shalom.

ENTENDA A NOTÍCIA

Em julho de 2012, o Shalom completa 30 anos. Em 1980, seu fundador entregou uma carta ao papa dedicando sua vida à evangelização dos jovens. Em 1982, fundou a lanchonete Shalom, espaço inicial para essa missão.

Serviço
Vigília das luzes dedicada a João Paulo II
Quando: Hoje, das 18h às 0h.Onde: Diaconia Geral, na CE-040 - Km 16, s/n. Divinéia - Aquiraz.
Jovens de diversas cidades do Brasil e do mundo participarão.

Enquete

O POVO Online
O tema “30 anos do Shalom” foi o vencedor da enquete da semana da seção Você Faz O POVO, do portal O POVO Online.
Com 53,6% dos votos, ele foi escolhido pelos leitores e internautas e virou tema da cobertura ampliada nos veículos do Grupo de Comunicação O POVO ao longo da semana.
 As enquetes são realizadas sempre às segundas e terças-feiras.
 Você pode participar e votar pelo endereço www.opovo.com.br/vocefazopovo

Significado do Shalom
O que a comunidade Shalom significa para você?
 
“É o sentido da minha vida, o lugar onde dou a minha vida para Deus, onde posso servir a Deus e a humanidade, onde posso realmente dar um sentido e um norte a minha existência” - Emmir Nogueira, co-fundadora da comunidade Shalom.
 “Shalom é o caminho que Deus colocou na minha vida para que eu encontrasse a felicidade. Eu não estaria experimentando a felicidade e a realização de vida que experimento hoje se não estivesse aqui, tenho uma sensação de liberdade e alegria. Tenho certeza que escolhi a coisa certa”. - Helga Jacob, missionária Shalom há 13 anos.
 “É uma imensa alegria saber que a minha família foi chamada para viver essa evangelização. Deus nos concedeu essa graça” - Silvana Paula, há 10 anos participando da comunidade com os três filhos."



Samaisa dos Anjos samaisa@opovo.com.br
 
 
FONTE: JORNAL O POVO
http://www.opovo.com.br/app/opovo/fortaleza/2012/07/13/noticiasjornalfortaleza,2877865/comunidade-realiza-vigilia-em-homenagem-a-joao-paulo-ii.shtml 
 
 
 
----------------------------------------------------------------
 
 
 
 
VIGÍLIA 

" Shalom diz ter forte relação com o papa João Paulo II "

" Em 1980, a visita do então papa João Paulo II a Fortaleza teve um significado ímpar para os jovens da cidade. Foi naquele momento que Moysés Azevedo, então com 20 anos de idade, entregou uma carta ofertando sua vida para a evangelização da juventude.


 

E, com essa missão, dois anos depois, foi fundada a lanchonete Shalom, primeiro passo da comunidade que completa 30 anos este ano. Atualmente, o Shalom conta com 3.650 missionários em 50 cidades no Brasil e 25 cidades no exterior.

De acordo com o missionário Tobias Cortez, a relação do Shalom com João Paulo II é forte pois a comunidade se construiu durante seus pontificados e porque ele foi o papa que mais se identificou e falou à juventude.

A comunidade Shalom recebeu o reconhecimento pontifício e a aprovação definitiva de seus estatutos através do Pontifício Conselho para os Leigos (PCL), do Vaticano.

O momento foi acompanhado por mais de mil missionários no Vaticano e marca as três décadas do início da missão de evangelização que reuniu jovens e para outros jovens tinha os olhos voltados."


(Samaisa dos Anjos) 



FONTE: JORNAL O POVO
http://www.opovo.com.br/app/opovo/fortaleza/2012/07/13/noticiasjornalfortaleza,2877870/shalom-diz-ter-forte-relacao-com-o-papa-joao-paulo-ii.shtm


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário