SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

CAMINHADA COM MARIA

" Fé e louvor "

" Caminhada com Maria é realizada hoje na Capital "

" A celebração católica, que chega a sua 10ª edição, acontece a partir das 14horas, com procissão e missas "

" Com um percurso de 12,5 Km, a Caminhada com Maria entra, hoje, em sua 10ª edição. A iniciativa religiosa é marcada, todos os anos, por momentos de fé, emoção e louvor, reunindo milhares de pessoas em um trajeto que começa na Barra do Ceará e segue até a Catedral de Fortaleza, no Centro da Cidade."



" Segundo o pároco do Santuário de Nossa Senhora da Assunção Francisco Sales de Sousa, a expectativa é de levar às ruas, aproximadamente, dois milhões de pessoas. "Fizemos uma boa divulgação e aguardamos muitos cristãos tanto do Interior do Ceará quanto de Estados vizinhos", explica.

O evento católico é promovido pela Arquidiocese de Fortaleza e está programado para começar às 14 horas, com saída do Santuário de Nossa Senhora da Assunção, na Barra do Ceará. A previsão de chegada é às 19 horas na Catedral. Antes da procissão, estão programadas quatro missas, às 6h, 8h, 10h e às 12 horas. Francisco Sales informou que, nas demais igrejas da Capital, as missas só serão celebradas na parte da manhã. No período da tarde não haverá missa.

A Caminhada terá o apoio de diversos órgãos, como a Polícia Militar, Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC), Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e Secretaria Executiva Regional (SER) I.

Serão disponibilizados 160 policiais militares, distribuídos em 36 viaturas e quatro cavalos, para realizar a segurança de toda a área. Parte deste efetivo estará presente a partir das 7horas, no Santuário de Nossa Senhora de Assunção. Serão 12 pontos de apoio durante o percurso.

Tráfego
A AMC estará presente no evento com 160 agentes em 30 viaturas e 40 motos. Destes, 20 irão agir a partir das 5horas da manhã para impedir o tráfego na Avenida Dom Aloísio Lorscheider, ponto de partida da procissão. De acordo com o gerente de operações da AMC, Disraeli Brasil, o trânsito de veículos na ponte da Barra do Ceará estará suspenso a partir das 12h.

O gerente enfatiza que a população deve evitar a Avenida Castelo Branco (Leste-Oeste) durante a procissão. "São opções para os motoristas a Rua Sargento Hermínio e a Avenida Francisco Sá. Neste ano, a novidade é que as pessoas poderão também utilizar como desvio a Avenida Costa-Oeste, mais conhecida como Vila do Mar".

Nas proximidades da Leste-Oeste, poderão ser feitos cinco desvios nas seguintes vias: Avenida Pasteur e nas ruas Robert Kennedy, Dr. Theberge e Jacinto Matos e Avenida Filomeno Gomes. "Os agentes estarão presentes até as 22horas para orientar o tráfego não só nestas vias, como também no entorno da Catedral Metropolitana". Disraelli aconselha que a população evite ir de carro ao evento.

Transporte coletivo

Para facilitar o translado, a Etufor disponibilizará 39 ônibus extras exclusivos para o evento nos terminais de integração. Serão 18 no Antônio Bezerra, dez na Parangaba, sete no Siqueira, dois no Conjunto Ceará e dois no Terminal da Lagoa.

O Centro de Aperfeiçoamento Resgate da Vida será responsável por atendimentos médicos aos participantes. Serão 146 socorristas de plantão em quatro ambulâncias e dez motos, estando os mesmos em oito pontos fixos, com ambulatório na Catedral.

Linhas de trem não irão operar neste feriado
Os trens da Linha Sul (Parangaba até Pacatuba) e da Linha Oeste (Centro de Fortaleza até Caucaia) não funcionarão neste feriado, 15, no qual é celebrado o dia de Nossa Senhora da Assunção, padroeira de Fortaleza. A partir desta quinta-feira, 16, as linhas voltam a operar normalmente. Agências bancárias, órgãos públicos e lojas dos shoppings centers e do Centro da Cidade também não irão realizar atendimento.

Dentre os estabelecimentos que abrirão as suas portas em Fortaleza, estão os cinemas, praças de alimentação, restaurantes, supermercados, farmácias e postos de gasolina, sendo facultativo o funcionamento destes três últimos."

SAIBA MAIS

O que funciona
Postos de combustíveis (facultativo)
Padarias (facultativo)
Cinemas
Praças de alimentação dos shoppings centers
Restaurantes (facultativo)
Supermercados (facultativo)

O que não funciona
Bancos
Repartições públicas
Metrôs e trens
Escolas
Universidades
Lojas de Shoppings Centers
Lojas do Centro da Cidade

Plantão
Cagece (0800 - 275-0195)
Coelce (0800 - 285-0196)



THAYS LAVOR 

REPÓRTER



FONTE:  DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1170460

Nenhum comentário:

Postar um comentário