SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

sábado, 27 de outubro de 2012

INSEGURANÇA AFASTA ESTUDANTES DAS ESCOLAS PÚBLICAS EM FORTALEZA


Liceu 27/10/2012

" Estudantes têm medo de ir às aulas "

" Cerca de 600 alunos reivindicaram a presença de policiais na praça Gustavo Barroso por medo dos constantes assaltos no local "
 
FOTO: MAURI MELO
" Cerca de 600 estudantes, professores e funcionários do Liceu do Ceará protestaram contra a falta de segurança na praça que fica em frente à escola, na manhã de ontem "
“Estamos perdendo muitos alunos por conta da insegurança. O estudante vem, no primeiro dia é assaltado e não quer voltar mais”, lamenta Amélia Landim, diretora do Liceu do Ceará. Contra o problema, cerca de 600 estudantes, professores e funcionários da escola protestaram, na manhã de ontem, na praça Gustavo Barroso. Docentes e alunos têm de lidar, frequentemente, com as ocorrências.

Durante a manifestação, o cabo do Ronda do Quarteirão, que se identificou apenas como Oliveira, afirmou que será instituído, na praça, um ponto de parada da viatura. Em três horários fixos, garantiu o soldado, haverá policiamento na praça. “Se a guarda faltar, a diretora poderá renovar o documento. Vamos sempre manter o contato para evitar os assaltos”, disse. De acordo com Oliveira, as viaturas que atendem a região recebem cerca de 12 ocorrências todos os dias.

Para a diretora da escola, a situação passou dos limites na última terça-feira, quando, conta Amélia, cinco homens armados ficaram na frente do colégio e ameaçaram os alunos. “Os alunos ficaram presos sem poder sair. Ligamos para o Ronda, mas não veio ninguém.” Ao longo da semana, diz a diretora, muitos funcionários tiveram de levar alunos até a parada do ônibus nos próprios carros para tentar fugir dos assaltantes.

Alécio Fernandes, 18 anos, fala que quatro amigos já deixaram o Liceu devido à insegurança da praça em frente. “A educação pública já não é de boa qualidade. É inadmissível que a gente não possa nem ter segurança”, critica. Já foram feitos vários pedidos por segurança no local, inclusive abaixo-assinados, e a manifestação foi uma forma de enfatizar a necessidade, afirma.

A rotina de Elaine Rocha, 19, teve de mudar devido a um assalto que sofreu na praça ao meio-dia, horário de saída da aula. “Deixei de vir de ônibus porque tive medo de andar só. Minha mãe vem me pegar todo dia”, relata.

Segundo o professor de sociologia, Leonardo Carneiro, a situação é ainda mais complicada à noite. “Diminuiu bastante o número de salas porque os alunos não querem vir à noite”, lamenta."

ENTENDA A NOTÍCIA
Alto número de assaltos em frente ao Liceu do Ceará levou 600 alunos e funcionários a protestar na praça Gustavo Barroso. Ronda do Quarteirão irá fazer ponto fixo no local em três diferentes horários, para diminuir a insegurança.

Serviço
Ronda que atende a região da praça do Liceu
Telefones: 3457 1011 / 3457 1037 / 3457 1136 


FONTE: JORNAL O POVO
 http://www.opovo.com.br/app/opovo/fortaleza/2012/10/27/noticiasjornalfortaleza,2943459/estudantes-tem-medo-de-ir-as-aulas.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário