SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

CONVITE

 



"Mitologia e Modernidade", no Espaço O POVO de Cultura & Arte


Por Joelma Leal




"Mitologia e Modernidade", no Espaço O POVO de Cultura & Arte

" Nesta quarta-feira, 9 de janeiro, às 19 horas, no Espaço O POVO de Cultura & Arte, será realizado o 3º encontro e último encontro do I Ciclo de Palestras "Mitologia e Modernidade", com o Grupo Paideia.

Será apresentada a peça para teatro de bonecos "Eros e Psiquê", adaptação do conto da bela mulher que se apaixonou pelo Deus do Amor: a bela Psiquê é a caçula de três irmãs. Alcançando a idade de casar, não obtém sucesso, pois sua beleza é alvo de veneração e nenhum mortal ousa pedir-lhe em casamento. Os pais, angustiados, buscam o oráculo, que lhes faz uma sinistra revelação. Do clássico “Asno de Ouro”, de Apuleio, para o teatro de bonecos, a recriação é marcada pela comicidade cearense em linguagem popular e atual. Também traz à tona questões como inveja, beleza, idolatria, solidão, morte.

O Ciclo - No dia 5 de dezembro, a primeira palestra falou sobre os deuses do Olimpo e a propagação de suas histórias. O segundo encontro, no dia 19 de dezembro, foi um anúncio do fim do mundo, indo do tradicional apocalipse bíblico até o calendário maia.

Para Danielle Motta, integrante do Paideia, o ciclo é uma ótima oportunidade para quem deseja saber mais sobre a mitologia grega e suas histórias. "Vamos apresentar os principais deuses e conversar sobre a importância e a presença do mito no nosso cotidiano. É uma oportunidade de conhecer um pouco da cultura grega e sua influência em outras culturas", ressalta.


O Paidéia - Iniciado a partir de uma grande brincadeira séria de sala de aula, o Grupo Paideia completa, neste ano de 2012, dez anos de existência. O grupo começou adaptando mitos, de cunho geralmente trágico e complexo, para uma forma cômica, usando o teatro de bonecos. Hoje, além deste desafio, o Paideia também é responsável por dois cursos de extensão sobre mitologia grega em parceria com a Universidade Federal do Ceará. Do grego, Paideia significa a formação integral do homem através da cultura, da política, da religião, da filosofia e dos jogos (fúnebres, olímpicos). Atualmente, o grupo é formado por Ana Candelária, Danielle Motta, Glaudiney Mendonça, Walnysse Gonçalves e Washington Forte."

Serviço


I Ciclo de Palestras Mitologia e Modernidade – Teatro de bonecos “Eros e Psique”
Quando: Dia 9 de janeiro, quarta-feira, às 19 horas
Onde: Espaço O POVO de Cultura & Arte (Av. Aguanambi, 282, Joaquim Távora  - sede do jornal O POVO)


Entrada gratuita

FONTE: Joelma Leal - JORNAL O POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário