SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

sábado, 23 de fevereiro de 2013

" COLÉGIO CEARENSE COMPLETA 100 ANOS DE FUNDAÇÃO "

Memória 

" O Colégio Cearense do Sagrado Coração comemora hoje o centenário de fundação numa festa que deverá reunir 1.400 ex-alunos com missa, discursos e atrações musicais. A escola fechou as portas em 2007 "


 


FOTO: TATIANA FORTES/ ESPECIAL PARA O POVO
" O Colégio Cearense funcionava na avenida Duque de Caxias, no Centro. Hoje, o local abriga a Faculdade Marista "


 
" Data da década de 1910 a construção dos primeiros prédios com mais de quatro andares numa jovem Fortaleza, com pouco mais de 48 mil habitantes. Na época, a Capital urbanizava-se com olhos de desbravadora para a região leste. Surgiu, nesse contexto, o Colégio Cearense do Sagrado Coração, em 1913, que hoje comemora o centenário de fundação com homenagens que incluem missa, discurso e atrações musicais. A proposta de festejar o centenário partiu de ex-alunos, que se mobilizaram em redes sociais.

Nas mãos dos três padres fundadores - Misael Gomes, Climério Chaves e José Quinderé - a escola mudou de endereço três vezes nos anos iniciais, até criar raízes na avenida Duque de Caxias, 101. Os irmãos maristas, congregação voltada para a missão de educar, assumiram a escola em 1916, quando a rua ainda era de terra batida. “Era areal, até distante de onde estava a cidade. Com essa visão de futuro e o terreno barato para construir o colégio, (os irmãos) iniciaram na Duque de Caxias”, detalha o ex-diretor do Colégio Cearense (1982-1990) e atual gestor da Faculdade Católica Cearense, irmão Ailton Arruda.

Órfãos das aulas de música e teatro, dos esportes, das músicas no recreio e das pastilhas coloridas nas paredes, desde que a escola fechou as portas em 2007, ex-alunos se articularam para homenagear o centenário de fundação movidos por uma só ideia: “O colégio acabou e a gente pensou: Poxa, vai passar em branco?”.

A frase é da idealizadora da festa e uma das organizadoras, a advogada Iara Ribeiro e estudante do Cearense entre 1992 e 2003. “Enquanto aluna, sempre imaginava que quando houvesse os 100 anos do Cearense teria uma missa e eu, já como ex-aluna, estaria presente”, relembra. A vontade de Iara se torna realidade hoje, com homenagens que têm início às 14 horas, na antiga sede da escola.

Um dos princípios do padre Marcelino Champagnat, francês que apresentou a Congregação Marista ao País ainda no século XIX, era a proximidade entre a escola e o aluno nas atividades educativas. Os irmãos que dirigiram o colégio ao longo dos últimos 100 anos parecem ter seguido à risca os ensinamentos de Champagnat. Hoje, ex-alunos como o arquiteto Romeu Duarte emocionam-se ao declarar a paixão pela escola: “A relação do aluno marista com o colégio nunca será uma relação fria, será sempre incandescente e apaixonada”.

ENTENDA A NOTÍCIA

Referência em educação e formador de diversos intelectuais, o Colégio Cearense do Sagrado Coração encerrou as atividades em 2007, com 549 alunos. A escola já chegou a ter quase dez vezes esse número de estudantes.

Serviço
Programação da festa de centenário*

14h: Abertura da “cápsula do tempo”, textos escritos por alunos em 2003 com projeções sobre como seria o mundo em fevereiro de 2013 (momento voltado para ex-alunos, que em 2003 cursavam as antigas 1ª e 2ª séries)

16h: Missa, vídeo, hino, discursos e atrações musicais de ex-alunos e bandas contratadas
Onde: Faculdade Marista (avenida Duque de Caxias, 101)

*Os 1.400 ingressos para a festa de centenário já esgotaram.

A entrada só é permitida mediante ingresso.

 Saiba mais

A Congregação Marista foi criada em 1817, na França, pelo padre Marcelino Champagnat, e chegou ao Brasil em 1897, por Congonhas do Campo (MG).

O Colégio Cearense foi fundado em 1913 pelos padres diocesanos Misael Gomes, Climério Chaves e José Quinderé. Três anos depois, foi entregue aos maristas. A instituição funcionou em dois endereços diferentes (ruas 24 de Maio e Barão do Rio Branco) antes de ser transferida sua sede definitiva, na avenida Duque de Caxias, 101, em 1917..."


VEJA MAIS NO JORNAL O POVO
http://www.opovo.com.br/app/opovo/fortaleza/2013/02/23/noticiasjornalfortaleza,3010935/colegio-cearense-completa-100-anos-de-fundacao.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário