SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

quarta-feira, 6 de março de 2013

PATATIVA DO ASSARÉ COMPLETARIA 104 ANOS



Poeta do cariri

" Assaré festeja aniversário de Patativa, seu filho ilustre "



" Com programação iniciada no último dia 3, a festa prosseguiu ontem, com cantadores na residência do poeta"
" Assaré Esta cidade, na região Sul do Ceará, faz festa para homenagear o seu filho ilustre, Antônio Gonçalves da Silva, conhecido popularmente pelo apelido de Patativa do Assaré. Se estivesse vivo, ele estaria completando 104 anos de idade. Através de seus versos, que retratam o cenário do Nordeste e o sofrimento dos flagelados da seca, o agricultor de temperamento passivo conseguiu projetar a região para o mundo.

" Chamado de "Senhorzinho" por seus familiares e amigos, Patativa projetou a vida do sertanejo nordestino para o mundo por meio de versos simples, mas de grande sensibilidade "


FOTO: TIAGO SANTANA

" Atualmente, ele é referência para estudos sociológicos e, pela dimensão de sua obra, está entre os mais importantes nomes da literatura brasileira.

Como reconhecimento da contribuição dada pelo poeta, anualmente, o município realiza uma grande programação em alusão ao assareense.

Este ano, a programação oficial, realizada pela Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Governo do Estado, iniciou-se, no último dia 3, quando, logo pela manhã, aconteceu uma alvorada, seguida de um encontro de dez bandas tradicionais de música. Durante três dias aconteceram seminários sobre a vida e obra de Patativa, oficinas de teatro, contação de histórias, formação de guias turísticos, lançamentos de livros e entregas da comenda "Cidadão Amigo da Cultura", da Universidade Patativa do Assaré, para as personalidades que mais contribuíram com o desenvolvimento da cultura local. Pelas ruas da cidade, aconteceram diversos cortejos dos mestres da cultura popular.

Já na Serra de Santana, na casa onde Patativa nasceu e era chamado de "Senhorzinho" por seus familiares, vários violeiros reencontraram-se para relembrar e tocar as músicas compostas por ele.

Entretanto, a culminância da festa aconteceu ontem, na casa do poeta, na sede da cidade. No local, ao som da banda marcial Manoel de Benta, os amigos de Patativa tomaram um café da manhã e à tarde compareceram a uma celebração em ação de graças, na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores.

O encerramento das comemorações foi marcado por um encontro de sanfoneiros da região do Cariri, além de apresentações de artistas de renome nacional e shows de bandas de forró.

De acordo com um dos filhos de Patativa do Assaré, João Batista Cidão, a homenagem anual é mais que merecida. "O meu pai era bem aceito pela sociedade e por isso merece todo o carinho de uma homenagem como essa. Acredito que, quando a gente fala nele, ele está presente. É uma emoção poder celebrar essa data", revela.

Estima-se que aproximadamente 30 mil pessoas visitaram a cidade durante o aniversário de Patativa do Assaré. O evento gerou o aquecimento da economia local. No comércio, em hotéis, pousadas e restaurantes, a movimentação foi intensa. O secretário municipal de Cultura, Eugênio Oliveira, acredita que, além de gerar renda para o município, a homenagem ainda auxilia no desenvolvimento e mantém obra do artista viva. "Esse é um momento muito importante para Assaré. Estamos homenageando o homem que colocou nossa cidade no mapa e que transbordou um pequeno lugarejo para o outro lado do oceano".

Legado

Patativa nasceu em 5 de março de 1909, na Serra de Santana, e morreu em 8 de julho de 2002. Foi poeta popular, improvisador, cantor, compositor de canções amplamente conhecidas. O poeta do Cariri, que ficou cego ainda muito jovem, é o autor de poesias como "A triste partida", "Serra de Santana", "Cante Lá que eu Canto Cá", "Vaca Estrela e Boi Fubá", entre outras. Devido à grandiosidade de seu legado, que até hoje é objeto de estudo no Brasil e exterior, ele mantém seguidores. Em sua terra natal, estradas, ruas, rodovias e órgãos públicos levam seu nome.

Em Assaré, desde 1999, quando o Patativa completou 90 anos, o Governo do Estado do Ceará construiu um memorial destinado a ele.

O lugar abriga um museu com objetos de uso pessoal, medalhas e troféus recebidos por Patativa, além de manuscritos de poesias, seu acervo literário e várias teses de mestrados e doutorados sobre sua obra e vida.

No Estado do Ceará, Assaré está entre as cidades que mais sofrem com a seca. Por isso, entre os grandes sonhos do filho mais ilustre da localidade, estava a construção de uma adutora que levaria água encanada para as residências dos assareenses. A obra foi concluída pelo Governo do Estado, ainda no final da década de 1990.

Nascimento

104 anos de nascimento de Patativa do Assaré estão sendo comemorados. Ele nasceu no dia 5 de março de 1909 e faleceu no dia 8 de julho de 2002 "

Mais informações

Prefeitura Municipal de Assaré
Secretaria de Cultura
Rua Dr. Gentil Braga, 42
Centro
Região do Cariri
Telefone: (88) 9670.7654



YAÇANÃ NEPONUCENA

 REPÓRTER

FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1239075

Nenhum comentário:

Postar um comentário