SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

segunda-feira, 6 de maio de 2013

APRENDAR A DISPUTAR VAGAS EM UNIVERSIDADES ESTRANGEIRAS

Ensino superior

" Cursos ensinam a disputar vagas em universidades estrangeiras "

" Fundação Estudar lança programa on-line e gratuito coordenado por ex-aluna de Harvard; estudante do MIT oferece videoaulas com orientações "

Campus da Universidade Harvard, nos Estados Unidos
"Além de histórico escolar, Universidade Harvad leva em consideração atividades extracurriculares dos alunos (Thinkstock)"
 
" O número de brasileiros em universidades americanas tem crescido anualmente e chegou a 9.000 em 2012. Ainda assim, o Brasil figura apenas em 14º lugar no ranking dos países que mais enviam estudantes aos Estados Unidos, atrás de nações como Nepal e Vietnã. Por trás desses números, especialistas consideram que está o desconhecimento de muitos jovens sobre como funciona o processo de ingresso em instituições estrangeiras. Com base nisso, organizações estão investindo em cursos que explicam as etapas de seleção e dão orientações de como se sobressair perante os outros candidatos.

Leia também:
Cresce 24% número de brasileiros que se candidatam a pós-graduação nos EUA
Crise faz universidades americanas interessarem-se como nunca pelo Brasil
Universidade americana inaugura escritório em São Paulo

O interessado em obter uma vaga em uma universidade de ponta americana, como Harvard e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), precisa saber que não basta ter um histórico escolar invejável e conquistar nota alta no Scholastic Aptitude Test (SAT), espécie de Enem americano. As faculdades olham também para atividades extracurriculares nas quais o candidato se engaja - e não só as de cunho social. Por exemplo: O aluno ganha pontos se jogou no time de futebol da escola. E, se foi o capitão, melhor ainda.

Esse é o tipo de informação que o aluno encontrará no curso Prep Program que a Fundação Estudar, instituição sem fins lucrativos que atua na formação de jovens, oferecerá a partir do 2º semestre. On-line, gratuito e com duração de três meses, o curso será todo ministrado em inglês. "Os alunos vão aprender por meio de vídeos e atividades e interagindo nos fóruns de discussão", explica a coordenadora do programa, Laila Parada-Worby, de 22 anos, americana recém-formada por Harvard em História e Literatura da América Latina.

Criado em 2011, de forma presencial, o Prep Program já contribuiu para a aprovação de 48 brasileiros no exterior. Agora, com o Prep Course On-line, a fundação quer massificar as orientações sobre como fazer faculdade fora do país. As inscrições estão abertas no site prep.estudarfora.org.br.

Outra opção de curso on-line tem à frente Gustavo Haddad Braga, de 18 anos, que começou a estudar no ano passado no MIT. Ele também foi aceito por Harvard, Stanford, Yale e Princeton - para ficar só nas americanas. Atualmente cursa Física, Engenharia Elétrica e Ciência da Computação. Na plataforma Easyaula (www.easyaula.com.br), Braga vende por 49 reais o acesso a seis vídeos de orientações com duração total de duas horas. O estudante também administra com outros brasileiros a página Estudar nos EUA (www.estudarnoseua.com.br), que reúne informações gratuitas.

Quem mora em São Paulo pode contratar ainda uma sessão particular sobre estudos nos EUA na Associação Alumni, que fica na Chácara Santo Antônio, zona sul. Ao custo de 145 reais, o interessado recebe uma consultoria de como funciona a seleção para uma faculdade americana."


(Com Estadão Conteúdo)


FONTE:  VEJA ONLINE
http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/cursos-ensinam-a-disputar-vagas-em-universidades-americanas

Nenhum comentário:

Postar um comentário