SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

quinta-feira, 23 de maio de 2013

NA HOMENAGEM AOS 60 ANOS DO SINDICATO DOS JORNALISTAS DO CEARÁ

AURIBERTO CAVALCANTE  E  VIDAL CAVALCANTE
POESIA  E  IMAGEM 
NA CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA. 
 MOMENTO DA  HOMENAGEM 
AOS 60 ANOS DO SINDICATO DOS JORNALISTAS DO CEARÁ
                                   FOTOS:  ANDRÉ LIMA

 
 ********************************************************************
 

" Sindjorce homenageia jornalistas no aniversário de 60 anos da entidade "

" Ana Márcia Diógenes, Edmundo Maia (in memoriam), Messias Pontes, Mauro Benevides e Paulo Bonavides serão os grandes homenageados da celebração dos 60 anos do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Ceará (Sindjorce), nesta quarta-feira, dia 22, às 19h30, no Plenário da Câmara Municipal de Fortaleza. Na Sessão Solene, de autoria da vereadora Toinha Rocha (PSOL), os cinco jornalistas, que marcaram diversas fases de atuação do Sindjorce nas últimas seis décadas de história, receberão o reconhecimento do Sindicato e da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) pelos relevantes serviços prestados ao Jornalismo e aos jornalistas no Estado.


Presidente fundador do Sindjorce, em 26 de maio de 1953, Paulo Bonavides criou, em 9 de abril de 1951, a Associação Profissional dos Jornalistas do Ceará, transformada em entidade de classe dois anos depois, em assembleia geral da categoria. Bonavides é professor emérito da Universidade Federal do Ceará (UFC) desde 1991 e Doutor honoris causa pela Universidade de Lisboa, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidad Nacional de Córdoba, Universidad Inca Garcilaso de la Vega e Universidade de Fortaleza.

Deputado federal pelo PMDB do Ceará, Mauro Benevides é vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados e um dos principais aliados dos jornalistas brasileiros na aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 33/09. A PEC, que restitui a obrigatoriedade da formação superior específica em Jornalismo como critério de acesso à profissão, foi aprovada em dois turnos pelo Senado e tramita agora na CCJ da Câmara.

Editor do programa Espaço Aberto da rádio Cidade AM e jornalista da TV Ceará, Messias Pontes integra a Comissão de Ética do Sindjorce e é diretor de Comunicação da Associação de Amizade Brasil-Cuba do Ceará. Anistiado político e membro do Comitê Estadual do Partido Comunista do Brasil (PC do B), é presidente da Comissão da Verdade, Memória e Justiça dos Jornalistas Cearenses, que está resgatando a história de profissionais perseguidos pela ditadura no Estado.


Coordenadora do escritório para os estados do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte do Fundo das Nações Unidas para a Infância, a jornalista Ana Márcia Diógenes foi oficial de comunicação do Unicef, redatora da Assessoria de Comunicação da Assembleia Legislativa, repórter da TV Cidade, correspondente do Jornal do Brasil, chefe de Reportagem da TV Jangadeiro, diretora regional da TV Manchete Fortaleza e diretora de Redação do jornal O Povo, tendo dado grande contribuição para a formação de várias gerações de jornalistas profissionais no Ceará.


Homenagem póstuma a Edmundo Maia, autor da primeira notícia sobre o golpe

Correspondente do jornal Última Hora (RJ) e responsável pela cobertura do assassinato sob tortura do ferroviário José Nobre Parente, que segundo versão oficial teria se suicidado no 2º Distrito Policial, Edmundo Maia foi um dos jornalistas perseguidos no Ceará pelo regime militar. Em retaliação à denúncia, em 1º de junho de 1966, dois anos após o golpe, ele foi covardemente espancado por dois homens na esquina das ruas General Sampaio e Guilherme Rocha.

No mesmo dia, compareceu à sede da Delegacia de Ordem Política e Social (Dops), acompanhado do então presidente do Sindicato dos Jornalistas no Estado do Ceará, Pádua  Campos, onde registrou queixa responsabilizando como mandante o superintendente da Rede de Viação Cearense, engenheiro José Walter Cavalcante, que, no ano seguinte, seria escolhido pela ditadura militar prefeito biônico de Fortaleza.

Integrou os quadros do Sindicato, militância lhe valeu perseguições. Conforme a certidão de número 7199, expedida pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin), "em documento datado de outubro de 1980, foram registrados os seguintes dados sobre Edmundo Maia: jornalista esquerdista, preso em 1964 por exercer atividades subversivas, tendo, inclusive, respondido a inquérito, ligado a conhecidos comunistas cearenses; e integrou a diretoria do Sindicato dos Jornalistas profissionais do Ceará como tesoureiro".


Um dos mais perspicazes da imprensa cearense, descreve Blanchard Girão


No dia 31 de março de 1964, uma comissão de deputados, jornalistas, dirigentes sindicais e estudantis se encontrou com o governador Virgílio Távora para demonstrar preocupação sobre os rumores do golpe. "Quando nos preparávamos para deixar o gabinete governamental, o repórter Edmundo Maia, um dos mais perspicazes da imprensa cearense naqueles dias, chamou-me a um canto da sala para confidenciar-me a meio-tom: - "A UEE (União Estadual dos Estudantes) acaba de captar uma mensagem de rádio dizendo que tropas chefiadas pelo general Mourão Filho estariam rebeladas e descendo de Minas, rumo a Brasília, para tentar depor o presidente da República. Foi a primeira notícia, e verdadeira, que recebi sobre o levante. O governador, naquela oportunidade, inteirou-se dessa versão ainda não confirmada em círculos oficiais", descreveu Blanchard Girão no livro "Só as armas calarão a Dragão".


Faleceu aos 63 anos, no dia 19 de fevereiro de 1993, em decorrência de infarto agudo do miocárdio, bronquite aguda e enfizema pulmonar, as duas últimas enfermidades contraídas no cárcere da ditadura militar. Deixou viúva Terezinha Furtado Maia e o filho Fernando Antônio Furtado Maia que, a exemplo do pai, é jornalista profissional e filiado desde a sua formatura ao Sindjorce."
 
 
FONTE: SITE DO SINDICATO DOS JORNALISTAS DO CEARÁ-SINDJORCE
 http://www.sindjorce.org.br/blog/sindjorce-noticias/categoria/sem-categoria/sindjorce-homenageia-jornalistas-no-aniversario-de-60-anos-da-entidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário