SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

sexta-feira, 12 de julho de 2013

DIA NACIONAL DE LUTAS

" Saiba quais manifestações foram realizadas no Ceará e no Brasil durante o Dia de Lutas "




EDIMAR SOARES/O POVO
" Manifestantes na Praça do Ferreira "



" No Dia Nacional da Luta, muitas manifestações e paralisações foram registradas no Ceará. Os movimentos foram organizados por centrais sindicais.
>> Veja imagens da manifestação desta quinta-feira  "


" Na manhã desta quinta-feira, 11, um grupo de servidores e empregados públicos municipais de Fortaleza se concentrou em frente à emergência do Instituto Doutor José Frota (IJF). Após concentração em frente à emergência do IJF desde as 7h30min, cerca de 200 manifestantes foram até o Paço Municipal, onde protestaram contra o prefeito Roberto Cláudio (PSB).

Além das centrais sindicais, participaram da paralisação no Dia Nacional de Greves, Paralisações e Mobilizações diversos movimentos sociais de Fortaleza. Militantes do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU), Assembleia Nacional de Estudantes Livres (Anel) e União Nacional dos Estudantes (UNE) fizeram concentração na Praça Portugal.
Os trabalhadores da construção civil tentaram parar uma obra em frente à Praça das Crianças. Na avenida Imperador, no Centro, algumas vans tiveram os pneus furados por manifestantes. Por conta dos protestos no Centro, várias lojas fecharam as portas.

Já um grupo de manifestantes ligados às centrais sindicais ocupou o canteiro de obras da ampliação da sede do Tribunal de Contas do Ceará (TCE), no Centro de Fortaleza.

Por volta das 12h, manifestantes chegaram à Praça do Ferreira e se encontraram com outros grupos sindicais. Lá, integrantes da CUT discursaram em cima do carro de som e estimaram um público de cinco mil pessoas. Já a Polícia contabilizou mil manifestantes. Eles cogitaram continuar a manifestação e seguir para o Banco Central, mas por falta de quórum resolveram encerrar a manifestação.

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realizou duas manifestações pelo Ceará. Uma ocorreu em Sobral, onde os manifestantes bloquearam a BR-222 na altura do km 221. Já outros militantes do MST se concentraram na CE-060, km 180, próximo ao município de Quixeramobim.

No início da tarde, topiqueiros fecharam uma garagem da Cootraps, localizada no Jangurussu. A entrada e saída de veículos foram proibidas. A categoria pede ajustes salariais.

Brasil

As manifestações foram registradas em, ao menos, 23 Estados. Além do Ceará, os atos ocorreram em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Brasília, Pernambuco, Pará, Alagoas, Espírito Santo, Amazonas, Ceará, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Piauí, Tocantins, Sergipe, Rondônia e Acre.

Por volta das 12h, ao menos 20 rodovias estavam bloqueadas em dez Estados, segundo informações da Folha de S. Paulo. Porto Alegre e Belo Horizonte foram as cidades que mais sentiram o impacto das paralisações."



Redação O POVO Online 


FONTE: REDAÇÃO O POVO ONLINE
http://www.opovo.com.br/app/fortaleza/2013/07/11/noticiafortaleza,3090546/saiba-quais-manifestacoes-aconteceram-no-ceara-e-no-brasil-durante-o-d.shtml




Nenhum comentário:

Postar um comentário