SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

sexta-feira, 26 de julho de 2013

" FÉ DOS CATÓLICOS É MAIS FORTE QUE O FRIO E A CHUVA "

Missa de acolhida

" Fé de católicos é mais forte que o frio e a chuva no Rio, diz Francisco "

" Os fiéis driblaram o mau tempo e os momentos de tensão para ouvir o discurso do pontífice na Praia de Copacabana "

Rio de Janeiro. 


" Uma Copacabana lotada, com fiéis eufóricos sob o frio e a chuva e registros de desmaios em série causados pela aglomeração próxima ao palco, recebeu Francisco no início da noite de ontem no Rio, no primeiro ato do papa dedicado aos jovens.

" Carismático, o Santo Padre disse que os fiéis da Jornada são os verdadeiros guerreiros "


FOTO: REUTERS

A uma multidão de peregrinos, o pontífice disse que "o trem" da Jornada Mundial da Juventude chegou à última etapa do projeto "bote fé".

"Sempre ouvi dizer que os cariocas não gostam do frio e da chuva. Mas vocês estão mostrando que a fé é mais forte que o frio e a chuva. Você são verdadeiros guerreiros", elogiou.

O papa apareceu às 17h20, quando subiu no papamóvel e iniciou o percurso do Forte de Copacabana até o palco da jornada, no Leme. Por toda a praia, onde foram instalados telões, o público reagia aos berros à sua imagem. Sorridente, Francisco beijou crianças e distribuiu acenos. Recebeu até um chimarrão de um peregrino, sorveu o mate e devolveu a cuia.

O clima era de comoção, mas houve também momentos tensos. Os que chegaram cedo e conseguiram ficar próximo às grades que separavam o povo do papamóvel foram pressionados pela multidão. Na plateia, os idosos sofreram mais.

Em meia hora, mais de 20 pessoas foram carregadas para o posto médico próximo do palco. Resgatar os desmaiados na multidão exigia grande esforço dos voluntários, já que a aglomeração dificultava o deslocamento. Muitos foram arrastados.

Nas cercanias do palco a desorganização era intensa, o que afetou os cadeirantes e padres que tentavam seguir até a frente ao palco, mas não conseguiam avançar. Até cardeais tiveram dificuldades: alguns só chegaram após o papa.

O transporte público também mostrou que não está totalmente preparado para atender a multidão. Muitos reclamaram que demoraram bastante para conseguir chegar, principalmente de ônibus, à Copacabana.

Repercussão internacional

O jornal "The New York Times" publicou, ontem, uma reportagem afirmando que a visita do papa tem sido marcada por "tensões e erros" cometidos pelos organizadores brasileiros.

Terceiro dia de encontro
Momentos da Jornada

1) A Praia de Copacabana foi tomada por milhares de pessoas que participaram da Festa da Acolhida. 2) Devido ao lamaçal de Guaratiba, o evento de amanhã será em Copacabana. 3) Papa fala a conterrâneos com bandeira da Argentina  


fotos: reuters/ folhapress/ aBR
Eventos transferidos para Copacabana

Rio de Janeiro A organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) confirmou que a vigília e a missa de encerramento do evento, que aconteceriam, respectivamente, amanhã e neste domingo serão transferidas para a Praia de Copacabana. A previsão era que o evento fosse realizado no Campus Fidei, em Guaratiba, zona oeste do Rio de Janeiro. No Campus existe um palco montado e estrutura para receber 1,5 milhão de peregrinos, que dormiriam no local. Segundo os organizadores, o terreno está com muita lama em função das chuvas que atingem a cidade desde a última terça-feira

A decisão de transferir os eventos foi confirmada na tarde desta quinta-feira, após uma reunião entre os organizadores e autoridades. O anúncio oficial será feito em uma coletiva com o prefeito Eduardo Paes, no Centro de Operações do Rio, no Centro da cidade.

Lama

No terreno em Guaratiba, parte das grades que demarcam as áreas de vigília dos peregrinos estaria cedendo por causa da grande quantidade de lama acumulada. No local, já haviam sido montados cerca de 40 lotes com infraestrutura de água, sanitários, atendimento médico e outros serviços essenciais.

Além disso, lá existem capelas e espaços de conveniência, com várias opções para alimentação dos visitantes.

Papa convoca argentinos a ´agitar´ suas paróquias

Rio de Janeiro. O papa Francisco incentivou os fiéis a "fazer bagunça", agitarem suas paróquias e saírem às ruas para praticar o catolicismo, em discurso feito de improviso durante encontro com conterrâneos argentinos organizado de última hora na Catedral Metropolitana, no Centro do Rio de Janeiro.

"As paróquias, os colégios, as instituições devem sair, se elas não saem se transformam numa ONG, e a Igreja não pode ser uma ONG", disse o pontífice, expressando desejo de que os católicos se afastem de tudo que significa acomodação.

Cerca de cinco mil fiéis argentinos puderam assistir ao discurso do papa de dentro da Catedral, enquanto milhares se aglomeravam do lado de fora, em frente aos portões fechados. Muitos dormiram do lado de fora da igreja para garantir um lugar perto do pontífice.

Após um primeiro momento de histeria, em que uma mulher que aguardava pelo papa chegou a desmaiar, todos fizeram silêncio para ouvir a mensagem do Santo Padre, por volta do meio-dia, depois de participar de cerimônia no Palácio da Cidade e de visitar a favela de Varginha, na zona norte.

"Me emociona como ele está mudando a Igreja, quebrando os protocolos e focando no que é central, que é o amor e a ação para fazer um mundo melhor", disse o estudante Tomaz Achavel, natural de Córdoba.

Achavel chegou às 7h à Catedral e, após enfrentar uma fila de sete quarteirões, só conseguiu ouvir o discurso do papa do lado de fora. "O que mais nos impacta é que tudo que ele diz ele vive".

Os argentinos são o segundo maior contingente de fiéis na Jornada, atrás dos brasileiros, com cerca de 23 mil inscritos."



                                                CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR





FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1296462

Nenhum comentário:

Postar um comentário