SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

quinta-feira, 11 de julho de 2013

HALLELUYA - A FESTA QUE NUNCA ACABA


Festa católica

" Halleluya anuncia plano de trânsito em sua 16ª edição "



" Além de 126 linhas de ônibus extras, haverá um efetivo de 59 PMs atuando no Condomínio Espiritual Uirapuru "
" Facilitar o acesso do público é o principal foco do planejamento operacional elaborado para a 16ª edição do Festival Halleluya 2013. O evento, que acontece a partir da próxima quinta-feira (17) e segue até o dia 21 de julho, é considerado o maior festival de artes integradas do Brasil e deve receber mais de 200 mil pessoas por noite. Para garantir que os participantes desfrutem da festa, a coordenação do evento e órgãos de segurança e trânsito do Estado apresentaram, ontem, planos de mobilidade e policiamento para os dias de programação.

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) anunciou que disponibilizará cinco linhas especiais que farão o percurso dos terminais Parangaba, Antônio Bezerra, Lagoa, Siqueira e Messejana até o Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), onde acontecerá o festival. Também haverá 126 ônibus extras funcionando nos dias de evento a partir das 17h. Além da frota especial, outras 13 linhas do sistema regular, duas corujões e uma de transporte complementar passam pelo local e poderão ser utilizados pelo público.

Faixas

Ainda no intuito de otimizar a mobilidade, o gerente de operações da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC), Disraeli Brasil, afirmou que a Avenida Alberto Craveiro, principal acesso ao CEU, terá a direção modificado em algumas áreas. No trecho entre as ruas Pedro Dantas e Paula Frassinetti, a pista terá sentido duplo, com duas faixas por sentido. Outra ação é transformar uma das faixas da avenida em via reversível. "Dessa forma, na ida, teremos três faixas chegando e uma saindo, e na volta, três saindo e uma chegando", destaca Brasil.

A operação da AMC conta com 60 agentes e começará às14h, para coibir o estacionamento irregular e a instalação de vendedores ambulantes nas vias de acesso. O gerente também ressalta que devem ser priorizados os meios de transporte em grupo, como os coletivos, táxis e caronas. Segundo ele, passageiros de ônibus e pedestres serão auxiliados no momento do desembarque e travessia. A Autarquia atuará até a total dispersão do público.

O festival contará com apoio de efetivos da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSPCE), compostos por 380 homens e 79 veículos. A Polícia Militar ficará concentrada no entorno do CEU, trabalhando na preservação da ordem pública. Ao todo, 256 oficiais farão policiamento a pé, motorizado e montado.

Já a Polícia Civil irá dispor de 59 policiais e dez viaturas para fazer a segurança no Halleluya. Segundo Antônio Alencar Alves, delegado geral adjunto do órgão, a delegacia do 16º Distrito Policial, no bairro Dias Macedo, funcionará excepcionalmente nos dias do evento para registrar quaisquer ocorrências. Além desta, os participantes poderão procurar a delegacia do 13º Distrito Policial, na Cidade dos Funcionários, que se encontrará em regime de plantão.

O trabalho de combate a incêndios será realizado por 65 homens do Corpo de Bombeiros. Segundo Vigoberto de Souza, tenente-coronel do órgão, por se tratar de um evento religioso, o festival é considerado tranquilo pelas forças de segurança, por isso os esforços serão focados na prevenção.

Expectativas

A festa deste ano foi antecipada para não coincidir com a data JMJ. O Festival é a atividade principal da Pré-Jornada, que no Brasil ganhou o nome de Semana Missionária, e ocorre de16 e 20 de julho. Fábio Lima, coordenador do Halleluya, diz que o evento é a oportunidade se preparar para o encontro internacional, já que a Jornada ocorre entre 23 e 28 deste mês. "Queremos ter um momento de comunhão antes da jornada. Durante o Halleluya, iremos receber dois mil peregrinos de vários países do mundo, que serão acolhidos por nós", destaca.

O Halleluya contará com 20 atrações musicais nacionais e de outros países, além de campeonato de esportes radicais, apresentações de teatro e dança, e celebrações eucarísticas.

Festival será dedicado à solidariedade

Mantendo o posto de evento mais solidário do Ceará, o Halleluya deste ano ampliará o chamado Espaço da Solidariedade, local dedicado a ações de cunho altruísta. Nesta edição, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) estará no local arrecadando bolsas de sangue e registrando doadores de medula óssea.

Segundo a coordenadora da Captação de Doadores do centro, Nágela Lima, o público do festival, em sua maioria jovens, são doadores fidelizados, o que terá importância fundamental para abastecer os estoques de sangue. "No mês de julho, como é o mês de férias, a doações caem bastante. Além disso, ainda tivemos uma baixa por conta da Copa das Confederações", destaca. A meta do Centro é coletar 800 doações, assim como 400 cadastros de medula.

Alimentos

No espaço, também haverá participação da Defesa Civil do Ceará, arrecadando alimentos não perecíveis que serão destinados à população afetada pela estiagem no Interior. O ato faz parte da campanha Força Solidária.

Gabriella Dias, uma das organizadoras do Halleluya, destaca que o Espaço Solidariedade é um dos diferenciais do evento. "O festival já está consolidado com o mais solidário e queremos que ele continue assim, principalmente por conta da atual situação social em que o Ceará se encontra", pontua.

Peregrinos do exterior chegam a Fortaleza

Jovens de diversos lugares do mundo chegam a Fortaleza dispostos a trocar experiências com os cearenses e trazem na bagagem algo em comum: a vontade de conhecer o papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude. No entanto, antes de desembarcarem no Rio de Janeiro, 608 deles serão recebidos aqui para participarem de atividades ligadas à cultura, solidariedade e espiritualidade. Alguns chegam hoje ao Ceará.

Em Fortaleza, os peregrinos irão a uma missa celebrada pelo arcebispo dom José Antônio.

 FOTO: ALEX COSTA
Vindos à Capital para a Semana Missionária, eles estarão no evento de preparação para a JMJ que ocorre junto ao Festival Halleluya. A Comunidade Católica Shalom, organizadora do Festival, irá hospedar em casas de retiro e de famílias 472 pessoas. Outros ficarão aos cuidados das paróquias da Paz e São João Eudes, além do seminário São José.

Missa

Até o dia 18 de julho, continuarão chegando à Capital australianos, franceses, holandeses, húngaros, israelenses, ingleses e suíços. Na cidade de Fortaleza, todos os peregrinos irão a uma missa presidida pelo arcebispo dom José Antônio, celebração marcada para enviar ao Rio de Janeiro brasileiros e estrangeiros."





VANESSA MADEIRA
REPÓRTER



FONTE:  DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1290735

Nenhum comentário:

Postar um comentário