SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

sábado, 10 de agosto de 2013

APEOC PROMOVE CONFERÊNCIA


conferenci livre de educaçao 117.p" Nesta sexta-feira, dia 9, o Auditório Paulo Freire, no Palácio da Educação Prof. Jaime Alencar, do Sindicato APEOC, sediou a 1ª Conferência Livre dos Trabalhadores em Educação, etapa preparatória para a II Conferência Nacional da Educação – CONAE/2014, programada para ocorrer em fevereiro do próximo ano em Brasília. O ato solene de abertura foi presidido pelo professor Anízio Melo, presidente do Sindicato APEOC, com transmissão on line para todo o interior do Estado, o que dimensionou muito mais a importância do evento no contexto educacional cearense. Situação confirmada pelos que participaram com suas presenças no auditório Paulo Freire, superlotado de professores, servidores e alunos de escolas públicas. + fotos

O Sindicato APEOC é a primeira entidade de profissionais educadores a sediar em todo território nacional uma conferência preparatória a CONAE-2014, e, tendo como convidado palestrante o professor Francisco das Chagas Fernandes, Secretário Executivo Adjunto do Ministério da Educação e Coordenador Geral do Fórum Nacional da Educação - CONAE-2014, que falou do conteúdo que norteia os temas das conferências intermunicipais, estaduais com vista a CONAE-2014, quando em pauta o "O PNE NA ARTICULAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração.
O palestrante Francisco das Chagas Fernandes destacou que a "II CONAE será um espaço democrático de construção de acordos entre atores sociais, que, expressando valores e posições diferenciados sobre os aspectos culturais, políticos, econômicos, apontará renovadas perspectivas para a organização da educação nacional e a consolidação do novo PNE, fruto do movimento desencadeado pela I CONAE, ao indicar ações e estratégias concretas para as políticas de Estado de educação básica e superior, assentadas na defesa da construção do Sistema Nacional de Educação e na regulamentação do regime de colaboração entre os entes federados".
Para o presidente do Sindicato APEOC, Anízio Melo, essa iniciativa da entidade cearense manifesta objetivos explícitos de participação e contribuição efetiva no amplo processo de discussão sobre a educação que desejamos para os filhos dos trabalhadores brasileiros. Por outro lado, que se possa subsidiar, sobretudo na construção de um Plano Nacional de Educação e de suas políticas como base à sustentação consolidada a criação do Sistema Nacional de Educação, com nacionalização da carreira. E ainda mais a conquista de recursos do pré-sal e ampliação dos percentuais estabelecidos no PIB – Produto Interno Bruto.




 Anízio Melo ainda cobrou dos integrantes do Congresso Nacional esquecer divergências políticas e olhar direcionado ao corporativismo interno do fazer política esquecendo as vozes das ruas manifestadas em defesa da educação com qualidade, da valorização dos profissionais educadores e de outros temas que são essenciais ao bem-estar social.
No final dessa I Conferência Livre dos Trabalhadores em Educação, promovida pelo Sindicato APEOC, Anízio Melo enalteceu o sucesso desse evento educacional como fato inusitado no processo de conscientização política."



FONTE:  SITE DO SINDICATO APEOC
 http://www.apeoc.org.br/ultimas-noticias/34-ultimas-noticias/6572-sindicato-apeoc-e-sede-de-conferencia-preparatoria-a-ii-conae-em-brasilia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário