SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

terça-feira, 3 de setembro de 2013

ESTADOS UNIDOS DESRESPEITA A SOBERANIA DO BRASIL

 
CHARGE: CLAYTON  -  O POVO



VEJA O EDITORIAL DO JORNAL O POVO DE HOJE:
 

EDITORIAL 

" Espionagem americana: agressão inaceitável à soberania nacional "

" Não há dúvidas de que o governo brasileiro está sendo vítima de uma agressão externa e isso é gravíssimo "


" Os brasileiros estão indignados com a revelação de que nem mesmo a Presidente do Brasil e seus principais assessores escapam da espionagem da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA). Detalhes da operação estão nos documentos classificados como ultrassecretos e agora divulgados pelo jornalista britânico Glenn Greenwald, de The Guardian, que recebeu os papéis das mãos de Edward Snowden, o ex-analista da NSA, atualmente refugiado na Rússia para escapar de ser preso por divulgar o sistema de espionagem americano no mundo.

A matéria com os detalhes da operação de espionagem no Planalto foi divulgada neste domingo durante o programa Fantástico, da TV Globo. O nome da presidente Dilma Rousseff aparece em uma apresentação interna para funcionários da NSA chamada ”Filtragem inteligente de dados: estudo de caso do México e do Brasil”. O monitoramento do Brasil é justificado no documento como forma de “melhorar a compreensão dos métodos de comunicação e dos interlocutores da presidente”.

A reportagem não mencionou se houve violação do teor das conversas da presidente Dilma, embora isso não esteja descartado, mas, pelo menos mostram organogramas de sua rede de assessores e as comunicações realizadas por ela, bem como dos assessores entre si e com outras pessoas, constando números de telefone, e-mails e IP (a identificação do computador).”.

Não há dúvidas de que o governo brasileiro está sendo vítima de uma agressão externa e isso é gravíssimo. A potência imperial do mundo não tem o mínimo pudor de tratar aliados com desrespeito e arrogância, sem se importar com a institucionalidade internacional, ferindo os tratados assinados com esse fim. Não é novidade, pois sua diplomacia sempre foi acusada de lançar mão de ações ilegais que vão da articulação para derrubar governos eleitos democraticamente, assassinatos de líderes políticos, comunitários e sindicalistas, prisões clandestinas e torturas contra prisioneiros políticos.

Evidentemente, o Brasil não tem condições tecnológicas para bloquear essas ações hostis contra sua soberania, mas, além de denunciar a agressão, deve articular-se com que tenha esses meios, para impedir que os interesses nacionais sejam prejudicados de forma tão vil."



FONTE: JORNAL O POVO
http://www.opovo.com.br/app/opovo/opiniao/2013/09/03/noticiasjornalopiniao,3122442/espionagem-americana-agressao-inaceitavel-a-soberania-nacional.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário