SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

HOJE É DIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS


Papa desembarcou em Assis em um helicóptero  Foto: AFP
" Papa desembarcou em Assis em um helicóptero "
Foto: AFP








 
 
 
 
 
 
 
 
 

" Papa faz peregrinação em Assis
 no dia de São Francisco "

" O papa Francisco visita, nesta sexta-feira, a cidade italiana de Assis, onde está localizado o túmulo de seu homônimo, São Francisco, de quem é devoto.


A passagem do Papa é motivada pelo Dia de São Francisco de Assis, frade do século XIII que fundou a ordem dos franciscanos, após adotar um estilo de vida humilde.


Além de ser considerado o padroeiro dos animais, São Francisco é reconhecido por sua ligação com os mais pobres, uma das bandeiras do papado do argentino.


Francisco fará peregrinação na cidade de Assis, localizada na região da Umbria, nesta sexta."


FONTE:  http://noticias.terra.com.br/mundo/europa/renuncia-do-papa/papa-faz-peregrinacao-em-assis-no-dia-de-sao-francisco,604bd12665281410VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html

____________________________________________________





São Francisco de Assis

 
" Bonaventura Berlinghieri: São Francisco e cenas de sua vida, 1235,uma das mais antigas pinturas representando São Francisco de Assis "



Biografia de São Francisco de Assis


São Francisco de Assis

" São Francisco de Assis nasceu entre os anos de 1181 e 1182, na cidade de Assis, Itália. Seu pai, um rico comerciante de tecidos, frequentemente viajava para a França, de onde trazia a maior parte de suas mercadorias. E foi em homenagem ao país que seu pai batizou o filho de Francisco.
Francisco, jovem e rico, era alegre e aproveitava as noites e as festas, estando sempre presente em banquetes e serenatas pela cidade.

Em 1201, Francisco partiu para uma guerra na cidade de Perúsia, encorajado pelo pai e pelo desejo do jovem de obter fama e mais dinheiro. Porém, a guerra não saiu muito bem como planejado por Francisco. Foi tomado como prisioneiro e assim permaneceu por meses, até conseguir sua libertação.

Ao voltar para casa, Francisco é acometido pela fraqueza, provavelmente conseqüência dos tempos de prisão. E é a partir desse momento que Francisco passa a sentir-se e também a agir de maneira diferente.

Rejeita o dinheiro e as coisas mundanas, que antes o apraziam. Volta-se para a oração e para ajudar os pobres e leprosos. Uma famosa passagem de sua vida, inclusive, conta que beijou um leproso, em sinal de amizade, que antes lhe causava repúdio.

Entrou em conflito direto com pai, quando vendeu todas as suas mercadorias para dar dinheiro aos pobres e comprar material de construção, para completar a reforma de uma igrejinha.
Esses conflitos desencadearam na fúria do pai de Francisco, que o deserdou.

Muito jovem, aos 25 anos, Francisco aceita a decisão do pai e renuncia definitivamente os bens paternos. Entrou de vez para a vida religiosa, fundando a Ordem dos Frades Menores e a Ordem Terceira.

Foi em 1224 que Francisco recebeu os estigmas de Jesus crucificado em seu próprio corpo, dois anos antes de sua morte.

São Francisco de Assis foi canonizado pelo papa Gregório 9º em 1228."




FONTE: http://pensador.uol.com.br/autor/sao_francisco_de_assis/biografia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário