SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

PAPA FRANCISCO INAUGURA NOVO TEMPO NA IGREJA

" Entrevista do papa abre debate sobre relativização do dogma na Igreja "

" Setores católicos discutem o que é interpretado como relativização do dogma. Papa disse que cada um deve seguir o bem e combater o mal conforme os concebe"


ALBERTO PIZZOLI/AFP
" Francisco inaugura modo de se comunicar ao qual a Igreja não está acostumada, diz o padre Federico Lombardia "

" O papa Francisco mostrou-se relativista - inclinado a não dar valor absoluto ao dogma - em sua entrevista ao jornal La Repubblica, consideram especialistas do Vaticano, que detectaram inquietações dos ciclos católicos a respeito dessa liberdade de expressão papal.

A coletiva de imprensa convocada ontem pelo padre Federico Lombardi para falar sobre o “G8 dos cardeais” e a reforma da Igreja deu lugar a muitas perguntas sobre as condições em que a entrevista foi conduzida pelo fundador ateu do jornal, Eugenio Scalfari, o nível de confiabilidade das declarações do papa e a fidelidade das frases transcritas.

Duas declarações em particular ecoaram nos círculos católicos: quando ele disse que “o proselitismo é um erro”, e quando deu a impressão de relativizar o dogma cristão.

“Cada um de nós tem a sua visão do bem e do mal (...). Todos devem optar por seguir o bem e combater o mal como o concebe. Isso seria o suficiente para melhorar o mundo”.

De acordo com o padre jesuíta, o papa inaugura “novo modo de expressão ao qual não estamos habituados”.

“Não havia nenhuma razão para fazer correções. Se o papa tivesse a intenção de negar ou afirmar que houve má interpretação, ele teria dito”, comentou.

A publicação da entrevista de três páginas concedida a um jornal de esquerda, antes da abertura do “G8” para reavivar a Igreja Católica, é em si uma revolução.

Para isso, Francisco recebeu na semana passada na residência Santa Marta o fundador ateu do jornal, Eugenio Scalfari, com quem já havia dialogado em colunas interpostas no La Repubblica, em setembro.

O pontificado de Francisco, conservador em relação à obediência à Igreja e a moral, mas radical sobre o desenvolvimento social, continua a ser paradoxal. 

(das agências)

Saiba mais

Padres e papas são pecadores, mas Igreja é santa, diz Francisco
Diante de 45 mil fiéis no Vaticano, o papa Francisco indagou: “Como pode ser santa uma Igreja que atravessou momentos de escuridão e que é constituída de homens pecadores, padres pecadores, freiras pecadoras, de bispos pecadores, de cardeais pecadores, de papas pecadores?”. E respondeu: “É santa pois procede de Deus”.Francisco criticou a tradição da Igreja de buscar a tentação da pureza, que exclui os outros. Ao contrário, insistiu, “a Igreja chama todo o mundo, está aberta aos mais afastados. Deus não é um juiz sem piedade”. 



FONTE: JORNAL O POVO
http://www.opovo.com.br/app/opovo/mundo/2013/10/03/noticiasjornalmundo,3140223/entrevista-do-papa-abre-debate-sobre-relativizacao-do-dogma-na-igreja.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário