SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

E AS CRIANÇAS, PREFEITO ?????

" Criança de 3 anos não terá mais creche em tempo integral em Fortaleza "

" Prefeitura explica que mudança tornará possível aumentar a quantidade de famílias atendidas por creches. Líder da oposição critica "retrocesso" " 


 

DEIVYSON TEIXEIRA
" Previsão é de que crianças de três anos passem a atendimento parcial "


" As creches mantidas pela Prefeitura de Fortaleza não darão mais atendimento em tempo integral para crianças de três anos de idade. A medida valerá a partir de 2014. De acordo com a coordenadora de Educação Infantil da Secretaria Municipal da Educação (SME), Luiza Brilhante, a mudança de atendimento integral para parcial tem objetivo de aumentar a quantidade de famílias beneficiadas.

O líder da oposição na Câmara Municipal, Guilherme Sampaio (PT), criticou, ontem, a decisão administrativa e qualificou a medida de retrocesso, diante das mudanças promovidas pela gestão da ex-prefeita Luizianne Lins (PT). O vereador disse que a gestão - da qual chegou a ser líder - estabeleceu professores concursados e melhorias na alimentação e estrutura das creches.

Atualmente, a rede municipal de ensino concede atendimento integral para cerca de 5,8 mil crianças de até três anos de idade, divididas em turmas de infantil I, II e III, segundo Luiza Brilhante. Ela destacou que algumas turmas do Infantil III já são atendidas em turno parcial a pedido dos pais ou por especificidades do prédio que as recebem.

A coordenadora frisou que a mudança tem respaldo na legislação, que prevê o atendimento tanto integral como parcial. As crianças de até dois anos de idade continuarão em atendimento integral.

Guilherme Sampaio disse que a reclamação foi levada a ele pelo Centro de Articulação das Creches Comunitárias (Caac).

“O que o governo municipal está alegando agora é que, para aumentar a quantidade, tem de diminuir o atendimento. Se o governo está prometendo construir mais de 100 creches novas, o que justifica a diminuição de tempo de atendimento dessas crianças?”, questionou.

“A família se organiza para trabalhar com aquela criança estudando em tempo integral. Se, de repente, o atendimento passa a ser um turno só, isso desestrutura a família”.

No próximo dia 20, a Câmara Municipal promove audiência pública para debater o assunto. O vice-líder do prefeito, vereador Didi Mangueira (PDT) afirmou que aguarda reunião com a Prefeitura para discutir o assunto.

Diálogo
Luiza informou que as coordenações das creches já estabeleceram diálogo com as famílias para explicar a decisão da Prefeitura. Segundo ela, ainda não foram recebidas reclamações nem convite oficial para participar da audiência na Câmara.
Ela confirmou que, até o fim da gestão, o prefeito Roberto Cláudio (Pros) prevê a construção de 125 centros de educação infantil que contam com atendimento de creche e de escola.

SERVIÇO

Audiência na Câmara sobre as creches
Quando: 20 de novembroHorário: 14 horas

Recuos polêmicos

Fim do terceiro turno em postos de saúde
Esta não é a primeira vez em que aliados da ex-prefeita de Fortaleza Luizianne Lins (PT) criticam mudanças da gestão de Roberto Cláudio. Em maio, o terceiro turno das 37 unidades básicas de saúde (USB) que funcionavam também das 17 às 21 horas foi cancelado pela administração do prefeito Roberto Cláudio (Pros).

A justificativa dada pela Prefeitura foi de que era necessário reestruturar o atendimento diurno para, depois, estabelecer o noturno. O argumento era de que antes ambos funcionavam com má qualidade. Com o fim do terceiro turno, seria possível assegurar a qualidade durante o dia.

Crítica de que Orçamento Participativo estaria sendo esvaziado
Durante as discussões orçamentárias para 2014, o vereador Deodato Ramalho (PT) acusou a atual gestão de esvaziar a participação popular e de acabar com o Orçamento Participativo (OP) – criado na gestão de Luizianne Lins (PT). A secretária de Participação Popular, Jade Romero, desmentiu a acusação, alegando que quando se discute o plano plurianual do orçamento, não é obrigatório discutir o anual.

Creches em Fortaleza


A Prefeitura de Fortaleza prevê construir 91 Centros de Educação Infantil e tem perspectiva de entregar todos os equipamentos até o fim de 2014. Atualmente, o Município mantém pouco mais de 100 creches. A estimativa, portanto, é de quase dobrar a quantidade até o próximo ano. As obras terão recursos do Governo Federal.

O uso de novas técnicas de construção prevê reduzir o tempo da obra, que antes era de cerca de três anos, para aproximadamente sete meses. As creches serão erguidas por meio de licitação nacional para atender o Ceará e também Rio Grande do Norte e Paraíba."



FONTE:  JORNAL O POVO
http://www.opovo.com.br/app/opovo/politica/2013/11/14/noticiasjornalpolitica,3162963/crianca-de-3-anos-nao-tera-mais-creche-em-tempo-integral-em-fortaleza.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário