SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

" PISCINÃO " TRANSBORDA NO EX-HOSPITAL DA MULHER

" Hospital da Mulher cede ala ao Waldemar Alcântara e atende homens "

" Diretor do Hospital da Mulher afirma que a situação é temporária.
Sem recursos, unidade funciona com 50% da capacidade, segundo diretor. "

Verônica Prado e Diana Vasconcelos Do G1 CE

Hospital da Mulher de Fortaleza (Foto: Wanderley Passos/Prefeitura de Fortaleza)Hospital da Mulher de Fortaleza 
(Foto: Wanderley Passos/Prefeitura de Fortaleza)

" Idealizada para atender somente a mulheres, a estrutura do Hospital da Mulher, em Fortaleza, passou a receber pacientes do sexo masculino. Vinte e dois leitos da unidade foram disponibilizados para o Hospital Geral Waldemar Alcântara (HGWA), para a realização de cirurgias, em homens, inclusive.
Em média, oito procedimentos são realizados diariamente na ala do HGWA. De acordo com o médico Rogério Menezes, diretor do Hospital da Mulher, essa é uma situação temporária. “Isso foi feito para que as cirurgias eletivas [do HGWA] não fossem interrompidas, já que existe uma fila muito grande de pacientes com procedimentos cirúrgicos marcados”, disse.
Acordo entre estado e município
O acordo foi firmado entre as secretarias de Saúde do Estado e do Município de Fortaleza. "A pedido da Secretaria de Saúde do Estado, emprestamos essa ala por um prazo de 90 dias, até que sejam construídos 60 novos leitos no Waldemar Alcântara, além de dez de  UTI”, disse. Segundo o médico, a ala destinada ao HGWA é isolada do resto do Hospital da Mulher e tem entrada independente. “É uma ala que não estávamos utilizando. Além disso, médicos, enfermeiros e todo o material necessário ao atendimento desses pacientes é do próprio hospital [HCWA]”, ressalta.


Em visita ao Hospital da Mulher nesta terça-feira (17), o G1 constatou que há homens sendo atendidos na unidade. Segundo uma funcionária do hospital, os pacientes fazem apenas cirurgias simples.
Recentemente o Waldemar Alcântara recebeu pacientes do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), que direcionou várias pessoas a outras unidades para esvaziar o chamado "piscinão", amontoado de pacientes sem leito que aguardavam atendimento nos corredores. O fim do piscinão foi uma promessa de Ciro Gomes, quando assumiu o cargo de secretário da Saúde do Ceará, há três meses.

O hospital continua sendo da mulher, a gente apenas segrega a qualidade da doença e dá prioridade à mulher"
Ciro Gomes, secretário da Saúde do Ceará
Ciro também afirmou que, para melhorar a qualidade da saúde pública e reduzir as filas nos hospitais, o Hospital da Mulher passaria atender casos mais diversos. "O hospital continua sendo da mulher, a gente apenas segrega a qualidade da doença e dá prioridade à mulher", disse, em entrevista ao G1, na semana passada. O diretor do hospital não confirma a mudança. “Essa é uma situação temporária, o Hospital da Mulher continuará da mesma forma, sem mudanças”, afirmou.

Sem dinheiro

Inaugurado em julho de 2012, com custo total de mais de R$ 88 milhões, o Hospital da Mulher ainda está funcionando abaixo da sua capacidade de atendimento, segundo o diretor da instituição. Dos 165 leitos de internação, 90 estão cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS) para atender pacientes. O problema, segundo o diretor, é que o hospital não tem recursos suficientes para funcionar plenamente.

De acordo com Menezes, a atual gestão recebeu o hospital sem orçamento garantido para 2013. Para minimizar o problema, a prefeitura conseguiu, com o Ministério da Saúde, repasse de cerca de R$ 2 milhões mensais. “Todo o suprimento necessário ao funcionamento do Hospital estão sendo adquiridos pela Secretaria de Saúde do Estado, de forma centralizada.”
Situação que deve mudar em 2014. “Os recursos para o funcionamento do Hospital da Mulher, no próximo ano, já foram garantidos pela Lei Orçamentária Anual (LOA). Com isso podemos ir aumentando, gradativamente, o atendimento”, acredita o diretor.  Segundo ele, hoje o hospital conta com 96 médicos e 92 enfermeiras. “Precisamos, no mínimo, dobrar o número de profissionais”, reconhece o diretor. 
Do total de leitos, o Hospital da Mulher também disponibiliza 40 leitos para retaguarda do Instituto José Frota (IJF), recebendo mulheres dos serviços de urgência ou emergência ou que se encontram internadas no maior hospital terciário do Ceará."


FONTE: PORTAL DE NOTÍCIAS GLOBO G 1 - CEARÁ
 http://g1.globo.com/ceara/noticia/2013/12/hospital-da-mulher-cede-ala-ao-waldemar-alcantara-e-atende-homens.html

Um comentário: