SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

terça-feira, 1 de julho de 2014

SOS NATUREZA


Adahil Barreto

" Sem manutenção, parque Adahil Barreto tem sinais de abandono "

" Situado em área de preservação do rio Cocó, o Parque Adahil Barreto mantém bancos quebrados e mato crescido. Frequentadores reclamam da falta de manutenção e da estrutura precária do equipamento "




 

FOTO: EDIMAR SOARES
" O cenário de abandono é visto logo na entrada do parque: mato 
crescido e as folhas acumuladas "


" O mato crescido e as folhas acumuladas na entrada do Parque Municipal Adahil Barreto, no Dionísio Torres, indicam o cenário de abandono. O local, situado dentro da área de preservação do rio Cocó, ainda é utilizado por quem faz caminhadas e outras atividades físicas. Os frequentadores, porém, reclamam da manutenção e da estrutura do equipamento.

Parte dos bancos do parque está quebrada. No parquinho, todos os brinquedos apresentam desgaste na pintura. Alguns estão enferrujados e outros não oferecem condição de uso. Quem se exercita no parque também enfrenta dificuldades. No espaço reservado para abdominais, o capim se mistura com as folhas secas e invade a área dos frequentadores.

“Essa situação afasta os visitantes. As pessoas percebem que aqui não é um lugar de lazer”, comenta Paulo Delano, 28. Como mora a poucos metros do parque, ele usa a área para praticar cooper. Entretanto, segundo Paulo, o espaço ainda não é ideal, pois falta conservação.

Rogério Gonçalves, 64, fala do parque em outro tempo. Ele relembra que as famílias aproveitavam a sombra das árvores para promover piqueniques, na década de 1980. “Cansei de ver criança aprendendo a andar de bicicleta aqui. Nesse período de férias, isso era lotado. Agora, nem brinquedo tem mais”, lamenta.

Na avaliação do aposentado, o equipamento sofreu com a falta de políticas públicas após a instalação do novo Parque do Cocó, na avenida Engenheiro Santana Júnior. “Minha vida toda foi aqui. Não podia ser esquecido. O parque precisa de limpeza e manutenção permanente para continuar sendo um espaço de lazer”.

O equipamento já recebeu apresentações culturais, com o projeto Música no Parque, até 2012. No espaço, bandas realizam shows gratuitos no último domingo de cada mês. Hoje, a Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secult) não mantém nenhuma programação cultural para o equipamento. Também não há atividades previstas durante o período de férias escolares.
 Manutenção

Responsável pela manutenção do parque, a Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlurb) afirmou, em nota, que nove homens realizam varrição, aguação das plantas e aparo da grama. Segundo o órgão, ação de limpeza está programada para julho, o que deve reduzir o mato excedente.
A Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) encaminhou em abril edital que trata da reforma do equipamento. O projeto passa por avaliação e deve ser finalizado em seis meses.

De acordo com a Emlurb, a segurança da área é feita pelo Pelotão Ambiental da Guarda Municipal, contudo nenhum agente foi visto na manhã de ontem. O POVO observou apenas um policial militar em área com pouco fluxo de visitantes."


FONTE:  JORNAL O POVO
 http://www.opovo.com.br/app/opovo/cotidiano/2014/07/01/noticiasjornalcotidiano,3275349/sem-manutencao-parque-adahil-barreto-tem-sinais-de-abandono.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário