SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

ENSINO MÉDIO É DE RESPONSABILIDADE DO GOVERNO DO ESTADO

" 33 mil abandonaram o ensino médio; 156 mil estão na série errada "

" O índice de abandono é o menor dos últimos seis anos, mas ainda preocupa a Seduc. Distorção idade-série é outro dado alarmante. Para secretário, currículo escolar precisa ser mais enxuto e menos descontextualizado "



Bruno de Castro brunobrito@opovo.com.br
 

FOTOS MAURI MELO
" O índice de abandono de 9,6% em 2013 é o menor dos últimos seis anos no Ceará. Em 2008, era de 15,7%. Mesmo assim ainda é um dado alarmante "


" A mãe adoece. E a garota vê o amor esbarrar numa outra necessidade. Tornar-se sentença de um possível abandono. “Era só nós duas lá em casa. Se eu fosse pro colégio, não tinha quem cuidasse dela”. Faltou quase nada para a jovem afastar-se dos estudos. Foi preciso a escola intervir. “O pessoal (diretor/coordenador) chamou tio, primo... Pediu pra um ficar um dia, outro ficar outro...”. Não fosse isso, ela teria reforçado a estatística preocupante dos 33 mil alunos do ensino médio cearense que abandonaram a sala de aula no ano passado.

Segundo a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), isso representa 9,6% do corpo discente dos cinco níveis do último período da educação básica, que é formada pelo primeiro, segundo e terceiro anos regulares, o quarto ano dos ainda existentes cursos pedagógicos para formar professores e as turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A rede pública do Ceará no ensino médio é composta por 350 mil estudantes.

Esse índice de abandono de 9,6% em 2013 é o menor dos últimos seis anos no Ceará. Em 2008, era de 15,7%. Por outro lado, apesar de também ter caído, é alarmante a elevada quantidade de alunos cursando as séries do ensino médio fora da idade considerada ideal pelas diretrizes educacionais nacionais para cada nível.

Conforme o Anuário Brasileiro da Educação Básica 2014, o Ceará teve em 2012 – dado mais atual - uma taxa líquida de matrícula de 55,3%. Isso significa dizer que os 44,7% dos demais estudantes estão na chamada distorção idade-série. Não concluem o primeiro, segundo e terceiro anos aos 15, 16 e 17 anos, respectivamente. Estimativas feitas pela Seduc ao O POVO apontam pouco mais de 156 mil estudantes com esse perfil.

Outro indicativo incômodo do Anuário é o elevado percentual de jovens de 19 anos que não concluíram o ensino médio no Ceará. Eles não terminaram os estudos por já estarem em anos errados (distorção idade-série) ou por terem abandonado a escola. Quarenta e sete por cento dessa faixa etária do Estado estava nessa situação em 2012. Das nove maiores regiões metropolitanas do País, Fortaleza tem o quarto maior índice de não conclusão (49,4%).

Titular da Seduc, Maurício Holanda diz que boa parte do abandono no ensino médio concentra-se nas turmas noturnas, cujo perfil do alunado difere daquele dos períodos diurnos. À noite, em geral, estudam os jovens que trabalham pela manhã e à tarde.

Mas ele lista outros motivos para ainda existirem tantos abandonos e distorções. “A perda de interesse diante de fracassos (reprovações) acumulados; a pressão pra ganhar dinheiro e se afirmar como consumidor independente; o clima escolar, de o jovem chegar na escola e nem sempre encontrar um ambiente de coleguismo; e o currículo escolar, que poderia ser enxuto, mais consistente e menos academicista e descontextualizado”.

Na análise do secretário, o Ceará “vai bem” nos indicadores nacionais. “Quando você analisa a taxa líquida de 1995, o Ceará tinha 13,2% e o Brasil tinha 23,5%. Em 2012, o Ceará tinha 55,3% e o Brasil tinha 54,4%. Nós crescemos 42 pontos, enquanto nacionalmente se cresceu 30. Estamos num ritmo melhor, mesmo sendo um estado pobre. Mas o ensino médio é o grande gargalo da educação. Você vê as coisas melhorando no ensino fundamental e um gargalo muito forte no ensino médio, porque os meninos já têm uma certa decepção. A gente está tentando deixar a escola mais desejada pelos alunos”.

Além de mudanças no currículo escolar, ele defende a oferta de uma rotina diferenciada de estudos para os alunos do período noturno. Ao invés de o ensino médio ter três anos, passar a quatro, por exemplo. E com menor carga de horas/aula/dia. “É pesado o cara passar o dia trabalhando e ir para a escola à noite. A gente precisa compreender as especificidades”, pondera.

Serviço O “Anuário Brasileiro da Educação Básica 2014” pode ser acessado em www.todospelaeducacao.org.br  

Saiba mais 

Procurado pelo O POVO, o Ministério da Educação (MEC) destacou, em nota oficial, o programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) como medida para tentar conter o abandono escolar. Criado em 2009, o ProEMI induz “as escolas à elaboração do redesenho dos currículos para a oferta de educação de qualidade com foco na formação humana integral.”


O MEC citou também o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, lançado em 2013 e que “representa a articulação e a coordenação de ações e estratégias entre a União e os governos estaduais e distrital na formulação e implantação de políticas para elevar o padrão de qualidade do ensino por meio de diferentes estratégias”.
 

A Seduc destaca dois projetos criados para evitar a evasão/abandono escolar. Um deles chama-se Professor Diretor de Turma (PDT), no qual cada turma do primeiro e do segundo ano do ensino médio tem um professor para acompanhar de perto o rendimento de cada estudante. O outro é o Programa
Agente Jovem. Cada sala tem um líder e um vice-líder.
 

Eles fazem a chamada dos alunos, identificam os faltosos e acionam a direção. Também fazem o acompanhamento disciplinar dos colegas."


FONTE:   JORNAL O POVO
http://www.opovo.com.br/app/opovo/cotidiano/2014/08/04/noticiasjornalcotidiano,3292391/33-mil-abandonaram-o-ensino-medio-156-mil-estao-na-serie-errada.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário