SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

sábado, 8 de novembro de 2014

ACI EM FESTA


"Jornalista Adísia Sá comemora 85 anos"



DEIVYSON TEIXEIRA
"Café da manhã na sede da ACI marcou aniversário de Adísia Sá"

" Os passos de Maria Adísia Barros de Sá percorrem caminhos que se confundem com a trajetória do jornalismo cearense. Foi assim por opção do destino. No tempo em que redação de jornal era lugar de homem, Adísia Sá foi a primeira mulher jornalista do Ceará - e passou muito tempo sendo a única a figurar na função.

Foi repórter policial escritora, professora e filósofa. Melhor: Adisía Sá foi e continua sendo há 85 anos, idade que completou ontem entre abraços de amigos e companheiros de ofício, durante café da manhã na sede da Associação Cearense de Imprensa (ACI), onde atua como presidente.

Comunicação é o que move Adísia. Ainda meninota, ela e os pais saíram do município de Cariré em busca de melhores condições de morada. Era 1932. Passaram por Sobral, mas se estabeleceram em Fortaleza. Precisamente na rua Senador Pompeu, no Centro, onde se concentravam as sedes dos jornais à época.

“A vida é inexplicável e, por isso mesmo, arrebatadora”, tenta entender a mulher que se apaixonou pela profissão do dizer. Movida pelo som das rotativas, ela quis ser jornalista e “virou gente”, para tranquilidade de dona Mimosa, sua mãe.

Do primeiro dia de trabalho até agora, são 79 anos. E ela continua. Todos os dias faz comentários, ao vivo, para a Rádio O POVO/CBN, assina artigos nas páginas de Opinião do O POVO, é membro do Conselho Editorial do jornal.

Adísia não desiste do jornalismo. É paixão. No Grupo de Comunicação O POVO, está há mais de 20 anos. Nestas páginas, inaugurou, em 1993, a função de ombudsman, “uma espécie de ouvidora-geral que fará a crítica semanal das edições a partir de um enfoque ético e técnico”, como definiu em dezembro daquele ano.

Para o jornalista Paulo Verlaine, que atuou na função em 2008, Adísia foi espelho. “Qualquer um que exerceu essa função tomou a Adísia como referência”. Na avaliação de Carmen Lúcia Dummar, presidente da Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acert), de todos os predicados de Adísia, a ética se sobrepõe. “Ela tem o domínio da fala e da escrita. Adísia consegue dizer do jeito certo”, resume. "


(Rômulo Costa/Especial para O POVO)


FONTE: JORNAL O POVO
http://www.opovo.com.br/app/opovo/cotidiano/2014/11/08/noticiasjornalcotidiano,3344608/jornalista-adisia-sa-comemora-85-anos.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário