SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

A FLAUTA CHORA - MORRE MESTRE ANTONIO ANICETO

 

" Morre Mestre Aniceto, integrante de banda cabaçal de Crato, no Ceará "

 

 

" Ele era um dos seis integrantes da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto.
Banda cabaçal dos Irmãos Aniceto surgiu no século XIX. "

 

Do G1 CE


" Morreu na manhã desta segunda-feira (12) o mestre Antônio Aniceto, aos 82 anos. Nascido Antônio José Lourenço da Silva, era um dos seus integrantes da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, grupo folclórico e musical da cidade do Crato, no Sul do Ceará. Ele sofreu um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVC), agravado por insuficiência renal aguda, e estava internado desde o dia 24 de dezembro no Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte. O velório ocorre na casa dele, no Bairro Batateiras, no Crato; o enterro está previsto para ocorrer nesta terça-feira (13), no Cemitério Público do Crato.
A banda cabaçal dos Irmãos Aniceto surgiu no século XIX com o agricultor José Lourenço da Silva,  o José Aniceto, que transmitiu seus conhecimentos musicais para filhos e netos. A denominação cabaçal decorre do fato de que os tambores eram confeccionados de pele de bode estirada sobre cabaças.
Ainda hoje, os integrantes mantêm a tradição de confeccionar os instrumentos com peles de bode ou carneiro esticadas sobre enormes troncos de madeira, com o miolo retirado a golpes de machado. Os pífanos são feitos de tabocas.
O grupo, sustentado por instrumentos de sopro e percussão, como pífanos, zabumba, caixa e pratos de metal, compõe inspirado no trabalho da roça e na observação do cotidiano da vida do sertão. Atualmente, a banda é composta por seis descendentes dos índios Kariri, todos eles agricultores do Crato. "


FONTE: GLOBO G1  CEARÁ
http://g1.globo.com/ceara/noticia/2015/01/morre-mestre-aniceto-integrante-de-banda-cabacal-de-crato-no-ceara.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário