SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

sexta-feira, 10 de julho de 2015

ACI COMEMORA 90 ANOS


Associação Cearense de Imprensa

comemora 90 anos


Jornalistas e amigos da ACI convidados
 para as comemorações de aniversário



Associação Cearense de Imprensa comemora 90 anos
   
" A Associação Cearense de Imprensa (ACI) completa, no próximo dia 14 de julho, terça-feira, 90 anos de existencia, marcados pela participação ativa em todos os momentos da história da comunicação social e da imprensa do Ceará. São nove décadas congregando jornalistas, gráficos, radialistas, publicitários, escritores e demais profissionais de comunicação, atuando sempre na defesa dos direitos da liberdade de expressão. Para comemorar a data, a diretoria preparou uma série de eventos que serão abertos com a grande festa que se realizará às 19h30min desta terça-feira (14/07), no auditório da entidade (Casa do Jornalista, Rua Floriano Peixoto, 735, Centro).

A solenidade em comemoração aos 90 anos da ACI será aberta pela presidente Adísia Sá, com o descerramento da placa dos 90 anos, lançamento do selo e carimbo alusivos à data e entrega de medalhas a associados e a personalidades que colaboraram de alguma forma para engrandecer o trabalho da entidade. Depois, será servido um coquetel no terraço (cobertura) ao som de uma boa música, para que todos possam brindar a existencia desta associação nonagenária.


Durante a solenidade, que contará com a presença de várias autoridades de Estado, será apresentado, também, o projeto Museu da Imprensa do Ceará, ação cultural de caráter permanente, com objetivo de preservar, exibir e valorizar a memória da imprensa cearense, tendo como local de execução, preferencialmente, o município de Fortaleza.



  Um pouco de história


A Associação Cearense de Imprensa foi fundada em Fortaleza, a 14 de julho de 1925, com o nome de Associação dos Jornalistas Cearenses. A mudança para o nome atual se deu quando surgiu o interesse em filiá-la à Associação Brasileira de Imprensa, cujo Regulamento previa o ajuste da denominação. Muitos foram os que assinaram a Ata da primeira reunião, e entre os componentes da primeira Diretoria se incluíam os seis fundadores: César Magalhães, Tancredo Moraes, Joaquim Genu, Sá Leitão Júnior, Juarez Castelo Branco e Luiz Sucupira.


As reuniões iniciais aconteciam na residência dos fundadores. Somente na década seguinte é que passaram a realizar-se no Palacete do Clube Iracema, à Rua Guilherme Rocha; no Palace Hotel, à Rua Major Facundo; na Casa Juvenal Galeno, à Rua General Sampaio; e no Excelsior Hotel, também na Rua Guilherme Rocha. Na década de 1930, a ACI já priorizava entre suas atividades a aquisição ou construção de sede própria, que veio a se localizar na Rua Senador Pompeu, n.º 1098, onde se concentravam os principais jornais da capital cearense.


Nos anos 1950, foi erguido o Edifício Perboyre e Silva, na Rua Floriano Peixoto n.º 735, onde a ACI se encontra ainda hoje. Uma das características da entidade era congregar tanto os jornalistas como os proprietários dos meios de comunicação, seguindo o modelo da ABI. Na ausência de uma Associação Profissional de Jornalistas – que somente viria a ser fundada em 1951 – coube à ACI, durante mais de duas décadas, mediar os diálogos de classe e contribuir para o entendimento entre veículos e profissionais mantendo o espírito suprapartidário e ecumênico.

Muitas foram as associações e órgãos abrigados pela ACI. Além do Sindicato de Jornalistas, a entidade sediou o primeiro Curso de Jornalismo, o Curso de Biblioteconomia, a Associação Cearense de Jornalistas do Interior, o Clube de Cinema de Fortaleza, entre outros. Aos associados ofereceu plano de pecúlio, atendimento médico, odontológico e jurídico, biblioteca, hemeroteca, além do lazer em duas Colônias de Férias no litoral (Paracuru e Icaraí). Empenhou-se na defesa dos direitos de expressão demonstrando participação ativa em momentos cruciais da história do país e do Ceará.


  Cultura no Centro


A ACI mantém uma das melhores bibliotecas localizadas no Centro de Fortaleza. Depois de incorporar o acervo doado pela professora Adelaide Gonçalves, idealizadora do Plebeu Gabinete de Leitura, a entidade ampliou quantitativa e qualitativamente a diversidade de obras disponibilizadas aos leitores. Aos livros de comunicação social e de jornalismo já existentes na Biblioteca César Magalhães, o acervo da ACI passou a contar com grande número de livros (aproximadamente 12 mil) sobre história, imprensa operária, movimentos sociais, sindicalismo, lutas libertárias, dentre outros temas.


A esse conjunto de alto interesse para acadêmicos, pesquisadores, jornalistas, historiadores e estudantes, somam-se coleções de jornais da imprensa local, alguns dos quais já extintos, a exemplo de A República, O Nordeste, Correio do Ceará e Unitário."



FONTE:  http://www.acimprensa.com.br/?noticias=associacao-cearense-de-imprensa-comemora-90-anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário