SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

A LITERATURA CEARENSE HOJE


LITERATURA. LANÇAMENTO 

 

As letras e o encantamento de Ary Albuquerque



 

 

IMAGEM:  CAMILA DE ALMEIDA
" Estreando como contista, Ary Albuquerque escreve sobre pessoas 
e paisagens que vão do Ceará a hong Kong" 




Compartilhar



" Aos 60 anos, Ary Albuquerque decidiu que era hora de parar de rasgar e jogar fora seus escritos e se lançou poeta. Após três livros na arte do verso, ele partiu para a prosa em O Amanhã Aconteceu, romance de 2010. Agora, aos 81 anos, o empresário e escritor cearense pode também ser chamado de contista.

O crítico literário André Seffrin prefacia o livro definindo o escritor como “um escritor encantado com o que vê e sente do mundo e das gentes que o habitam”. Talvez seja desse fascínio que Ary tirou inspiração para os variados 29 contos que formam o livro. “Cada texto parte de uma história diferente, então existem contos falando do Ceará, do caboclo do Interior, mas também na Itália. Tem outro na França; outro na China; outro no Tibete; outro em Hong Kong”, enumera o viajado empresário.

Segundo ele, o livro é uma miscelânea de contos, sem uma ordem lógica de leitura. “É um mosaico daquilo que passei na vida”, define. “Eu estou com 81 anos e conheci muitos países. Aproveitei para retratar tudo que vi e imaginei ser a situação de cada um daqueles lugares”.

Para Ary, a experiência em Três da Tarde trouxe um equilíbrio entre a condensação de ideias na poesia com a prosa do romance. “A poesia é mais concêntrica, com poucas palavras você resume todas as ideias. No romance, você tem mais asas para escrever. Já o conto, é mais breve”, diferencia. “É mais fácil para o romancista escrever conto do que poesia. No outro caso (um romancista escrever poesia), uma concorre com a outra”, acredita ele.



SERVIÇO


" Três da Tarde "

Onde comprar: Livraria Cultura (Av. Dom Luís, 1010 – Meireles)
Preço do livro: R$ 40
218 páginasImprece Editorial


FONTE:  JORNAL O POVO
http://www.opovo.com.br/app/opovo/vidaearte/2015/09/15/noticiasjornalvidaearte,3504058/as-letras-e-o-encantamento-de-ary-albuquerque.shtml 

Nenhum comentário:

Postar um comentário