SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

terça-feira, 22 de março de 2016

CONHEÇA OS VENCEDORES DO PRÊMIO UNIFOR DE LITERATURA




Todos os vinte agraciados na categoria trabalho inédito terão sua obra publicada em uma coletânea. A cada ano, o foco da premiação alterna nos gêneros literários e, desta vez, as crônicas tiveram espaço
( FOTO: FERNANDA SIEBRA ) 
 
 
A Universidade de Fortaleza entregou, na noite de ontem, o Prêmio de Literatura Unifor 2015 à psicóloga e escritora Fernanda Carvalho,28, que venceu o concurso com a obra Sete Tortas de Saudade. Além disso, na categoria trabalhos inéditos, 20 outros autores foram reconhecidos, sendo o primeiro lugar concedido a Eduardo Humberto Pontes, pelo texto Lembranças de uma Fortaleza Moça.
A primeira colocada na categoria obra inédita foi agraciada com a publicação de 400 exemplares do livro, além de viagem a São Paulo, para visitar a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. Já para o vencedor da categoria trabalho inédito, o prêmio foi uma viagem ao Rio de Janeiro, para conhecer a Biblioteca Nacional. Todos os vinte agraciados na categoria, contudo, terão seus trabalhos publicados em uma coletânea.
Acostumada a escrever desde a infância, este será o segundo livro publicado por Fernanda Carvalho, que também já escreveu a obra Tramas da Vida. A inspiração para o livro vencedor do concurso vem de um hábito da família da própria jovem, que ganhou novos significados na escrita de Fernanda. "Minha família tem a tradição de cozinhar. Eu sou a única que não cozinho, mas escrevo. E a maneira de escrever é como se eu estivesse fazendo tortas e, de alguma maneira, eu me insiro nessa tradição. Para isso, uso como ingredientes elementos do cotidiano, como a saudade, a tristeza, o improviso", declara.
Todos os anos, o foco da premiação alterna nos gêneros literários recebidos nas inscrições. Desta vez, as crônicas tiveram espaço, enquanto outras edições também acolhem contos e poemas. A banca julgadora foi formada por três professores da Universidade de Fortaleza, sendo eles Batista de Lima, também idealizador do prêmio, Aíla Sampaio e Ivanilda Sousa da Silva.
O professor Batista de Lima, que também é membro da Academia Cearense de Letras, enaltece a qualidade dos trabalhos inscritos nesta edição do concurso, dando destaque aos recursos linguísticos empregados nos trabalhos, que enriqueceram a própria categoria da crônica enquanto gênero literário.
"Dizem que a crônica é um gênero menor. Seria o jornalismo da literatura e a literatura do jornalismo. Mas não é mais isso. Desde a virada linguística, a crônica tem trabalhado com a questão da linguagem, então é metafórica, um gênero com potencialidade literária muito grande. Nesta edição, as pessoas escreveram crônica literárias, metafóricas, mas sempre retratando o cotidiano, porque a crônica tem esse compromisso também", coloca o professor.
Linguagem e imaginação
Já a professora Ivanilda Sousa da Silva, que também ajudou a escolher os vencedores, apreciou os estilos de textos revelados pelo concurso. "Foram trabalhos que tinham uma certa atualidade e traziam o que a gente buscava na literatura, que é esse resgate, o texto bem trabalhado. Os selecionados tinham essa característica do trabalho com a linguagem e com a imaginação, embora focados no cotidiano, não perdendo de foco a crítica", comentou.
Para o chefe da Divisão de Arte, Cultura e Eventos da Unifor, Thiago Braga Martins, a premiação faz parte da série de ações que a Universidade de Fortaleza já desenvolve para fomentar as artes e a cultura. "O Prêmio de Literatura é parte de uma atuação ampla da Universidade em apoio às artes visuais, dança, teatro, música e também a literatura. E o prêmio pretende dar espaço e incentivar novos escritores", expõe
 
 




 FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/cidade/universidade-de-fortaleza-entrega-premio-de-literatura-1.1515726


Nenhum comentário:

Postar um comentário