SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

quinta-feira, 31 de março de 2016

TEATRO DE BONECOS - A POESIA NAS RUAS

Grupo apresenta teatro de bonecos em praças e feira



JULIO CAESAR/ESPECIAL PARA O POVO 
Ontem o espetáculo foi apresentado na Praça dos Leões


" Com o objetivo de revisitar a cultura do mamulengo, o Grupo Formosura de Teatro apresenta a peça A Paixão de Cristo Segundo Casimiro Coco em praças e feiras livres de Fortaleza. As encenações começaram no dia 23 e chega hoje a sua última apresentação, às 9 horas, na Feira do Conjunto Ceará.
Antes, o grupo se apresentou em bairros como Conjunto São Cristóvão, Messejana, Parangaba, Gentilândia e Itaperi. Na peça, os atores contam os últimos passos de Jesus na terra antes da ressurreição, celebrada pelos cristãos na Semana Santa. Todo o espetáculo é encenado por bonecos de mamulengos, que fazem parte da cultura popular do Nordeste.
“A ideia é levar o teatro de bonecos para a rua, onde ele de fato nasceu”, explica Graça Freitas, diretora do grupo. Ela diz que a narrativa se vale dos mamulengos numa tentativa de revitalizar a técnica. “Queremos contribuir para o resgate dessa poética que hoje anda em extinção. Poucas pessoas conhecem essa técnica, tão importante para nós, nordestinos”, considera.
Na tarde de ontem, durante apresentação na Praça dos Leões, no Centro, os bonecos chamaram a atenção de Eliésio Bezerra, 50 anos. Ele diz que os mamulengos trouxeram a lembrança do tempo de menino, quando as apresentações também ocorriam em praças públicas. “Foi como se eu voltasse àquele tempo. Esse tipo de apresentação é melhor do que cinema, por exemplo. É como se a gente estivesse vivendo junto”, comentou.
O Grupo Formosura de Teatro trabalha com a criação de espetáculos de bonecos e formação de bonequeiros no bairro Itaperi. A companhia oferece cursos gratuitos para crianças e adolescentes do bairro. A sede fica na Rua 1, nº 96, no Conjunto Veneza Tropical."

 (Rômulo Costa e Mariane Pereira/Especial para O POVO)


Serviço


Peça A Paixão de Cristo segundo Casimiro Coco
Quando: hoje, às 9 horas
Onde: Feira do bairro
Conjunto Ceará
Outras informações: (85) 9 8509 3608 


FONTE:  JORNAL O POVO
http://www.opovo.com.br/app/opovo/cotidiano/2016/03/31/noticiasjornalcotidiano,3596084/grupo-apresenta-teatro-de-bonecos-em-pracas-e-feira.shtml


Nenhum comentário:

Postar um comentário